Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram a 17ª edição da Festa Junina do Colégio Pedro e Rafael

Junho é o mês que dá início a temporada das festividades juninas, uma das mais aguardadas do ano e que agita todos os cantos do país. Afinal quem é que não gosta de um arraiá, não é mesmo? Aquele cheirinho de pipoca no ar, comidas e trajes típicos, bandeirinhas, balões, quadrilha e brincadeiras, uma festa divertida, com tudo o que se tem direito.

Foi assim que o Colégio Pedro e Rafael, em Campinas|SP, realizou no último dia 16 deste mês a 17ª edição da sua tradicional Festa Junina, o tema escolhido deste ano foi: “Arraiá”, liderança cultural, contando com a participação de pais e alunos. Com o intuito de aproveitar a época festiva que integra o calendário anual escolar, o Colégio proporcionou para os estudantes da Educação Infantil, (que abrange crianças do Berçário II ao Pré) e Ensino Fundamental, (contemplando estudantes do primeiro ao quinto ano), um trabalho de exploração das datas comemorativas, fazendo com que conheçam um pouco mais sobre a cultura.

Foram tratadas temáticas como: respeito as mais variadas culturas, a valorização do trabalho em equipe, conhecimento aprofundado sobre as danças tradicionais do Brasil, reconhecimento dos aspectos culturais regionais pré-estabelecidos para cada turma, ampliação do vocabulário e apreciação das artes visuais, e claro, aproximando a família do aluno ao espaço escolar. As tarefas foram divididas entre as turmas, os alunos da Educação Infantil, estudaram tudo o que engloba a festa, (costumes e tradições) e escolheram músicas tradicionais para apresentação de cada turma, acompanhadas de uma exposição sobre o artista da música.

Já a turma do Ensino Fundamental aproveitou a oportunidade para aprofundar os estudos sobre as regiões, além disso, cada turma realizou uma homenagem a uma personalidade, ficando assim dividido: 1º Ano: Região Sul, com Paulo Leminski; 2º Ano: Região Norte, Chico Mendes; 3º Ano: Região Nordeste, Luiz Gonzaga; 4º Ano: Região Centro-Oeste, Cora Coralina e 5º Ano: Região Sudeste, Rio Negro e Solimões.

O local escolhido para a festa foi o espaço Bonvenon Eventos, o arrastapé teve início as 10h30 da manhã e se estendeu até o final da tarde. Nem a queda da temperatura, atrapalhou as apresentações dos alunos, foi uma festa linda, repleta de alegria, superando as expectativas dos organizadores. Cerca de duas mil pessoas passaram por lá.

De acordo com o diretor pedagógico, Pedro Yamada, eventos como esse colaboram com a integração entre aluno e escola, fazendo com o que o Colégio Pedro e Rafael seja cada vez mais próximo do ambiente familiar, um lugar acolhedor no qual os alunos sintam orgulho em pertencer. “É importante destacar que a Festa Junina não é apenas diversão, na escola a comemoração tem o objetivo de valorizar e reforçar as raízes da cultura popular brasileira, costumes que muitas vezes acabam passando despercebidos no decorrer do ano. Tudo isso só foi possível devido a colaboração de todos, agradeço imensamente aos pais, pela confiança na contribuição da formação de seus filhos,” finaliza.

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...