Colégio Pedro e Rafael realiza projeto de integração da cultura brasileira

O Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP, realizará no próximo dia 23, das 09h30 ao 12h, um projeto de integração à cultura brasileira. Com o tema, “Uma viagem cultural: de Pindorama ao Brasil atual”, incluindo um Sarau Literário, que envolve alunos do Ensino Fundamental, no que corresponde a estudantes do 1º ao 9º ano.

O objetivo da iniciativa é envolver a comunidade escolar em atividades de leitura e arte, e também, destacar que existem várias maneiras de incentivar e despertar a paixão pelo universo da leitura.

Dos principais benefícios da Manhã Cultural e Sarau Literário, pode-se destacar que por meio da aplicação deste trabalho o aluno vai compreender melhor a linguagem como forma de expressão e comunicação; ampliar o repertório linguístico e literário; oportunizar o uso da linguagem em diversas situações; valorizar e aperfeiçoar a oralidade; aprender a expressar-se melhor em grupo; destacando o gosto pela leitura e desenvolvendo o comportamento leitor que existe em cada um.

O professor Anderson André Vicentini, responsável pela disciplina de Arte, proporcionará aos participantes do evento, uma viagem à linha do tempo, retratando o cenário cultural, histórico e físico do Brasil por meio de releituras produzidas pelos alunos. Enquanto os professores e alunos do 1º ao 5º ano farão uma exposição de atividades, com mural de fotos, ilustrando como é realizado o trabalho de incentivo a leitura no Colégio Pedro e Rafael.

Para Pedro Yamada, diretor pedagógico do Colégio, esse tipo de projeto é importante, pois por meio dele é possível reforçar àquilo que é repassado aos alunos diariamente. “Precisamos formar uma geração de jovens leitores, e mais do que isso, uma geração de jovens que saibam indagar e interpretar aquilo que estão lendo, pois só assim teremos adultos conscientes de seu papel na comunidade, tornando-se cidadãos agentes da transformação,” concluiu.