Sete filmes para assistir com a família nas férias

Julho é aquele mês mais esperado do ano para a maioria dos alunos, afinal ele vem acompanhado das tão desejadas férias. Período em que se dá uma pausa nas aulas, podendo assim aproveitar para curtir aquele momento em família, e nada melhor do que fazer isso sem precisar sair de casa, aproveitando as maravilhas da sétima arte. Existem vários filmes que servem para alegrar e emocionar tanto os pequeninos quanto os mais crescidinhos, incluindo é claro, os adultos. Garanta a pipoca e seu lugar no sofá com esses sete filmes recomendados pelo Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP.

Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2004)

Por que os filhos vão gostar: as histórias contadas por Ed Bloom, cheias de aventuras e personagens curiosos, são um prato cheio para movimentar a imaginação. Por que os pais vão gostar: mais do que uma história de fantasia, trata-se de uma belíssima história de pai e filho. E dirigida por Tim Burton, o que já é um bom motivo para ver qualquer filme.

Malévola (2014)

Nesta diferente versão do clássico conto da Bela Adormecida, o drama fantasioso conta a história pelo ponto de vista de Malévola a fada que lança o feitiço do sono na princesa. A protagonista da trama é ninguém menos que Angelina Jolie, e quem vive Bela Adormecida é Elle Fanning.

Extraordinário (2017)

Inspirado em livro best-seller do escritor R. J. Palacio, conta a história de um garoto de 10 anos que passou por 27 cirurgias e teve seu rosto transformado. A mãe acredita que é o momento de Auggie ir para a escola e encarar o mundo. Com o apoio dos pais e da irmã, ele vai enfrentar a frieza dos colegas, mas também encontrará amizade e gentileza enquanto encara os desafios por ser diferente. O filme mostra como a estrutura familiar fortaleceu e encorajou o garoto a entender sua diferença e demonstrar quem ele é por dentro. Uma história emocionante para aprender com um exemplo de superação.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta em busca de novas aventuras. Um obra clássica de Tim Burton, nos mostra que sempre podemos ter um novo olhar sobre o que nos cerca.

Marley & Eu (2008)

John (Owen Wilson) e Jennifer Grogan (Jennifer Aniston) acabam de se casar e enfrentam os desafios de uma vida de casal. Indeciso sobre sua capacidade para ser pai, John busca o conselho de seu colega, que sugere que compre um cachorro para a esposa. John aceita a sugestão e adota Marley, um labrador de 5 kg que logo se transforma em um grande cachorro de 45 kg, o que torna a casa deles um caos. As fases do casamento são contadas junto com a história de Marley com uma demonstração bem-humorada de como as mudanças podem afetar uma família.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

John Keating, o novo professor de literatura da Academia Welton – tradicional escola preparatória para jovens onde predominam valores tradicionais e conservadores – usa métodos pouco ortodoxos para que os alunos aprendam a pensarem por si mesmos e seguirem seus sonhos, mesmo enfrentando a enorme pressão dos pais e da escola. Um filme inspirador que nos ensina a lutar por aquilo que acreditamos.

Os Incríveis (2004)

Essa animação mostra uma família de super-heróis vivendo no mundo real, como pessoas comuns. Após alguns incidentes envolvendo a luta contra o crime, o governo decidiu proibir todos os heróis de usarem seus poderes, mas uma nova ameaça obriga o Sr. Incrível, a Mulher Elástica e seus filhos a vestirem novamente os uniformes. Muito mais do que um filme de heróis, ele retrata que é necessário respeitar as individualidades de cada pessoa da família, e que o amor sempre deve falar mais alto. Ótima pedida, pois depois de anos, foi lançado recentemente o segundo filme da franquia. O cinema é muito mais do que arte visual, é valorização da cultura e um mundo de descobertas, que deve fazer parte do cotidiano de nossos alunos. O Colégio Pedro e Rafael deseja a todos uma excelente férias, nos encontramos no segundo semestre.

“O cinema é um modo divino de contar a vida.” Federico Fellini