Apresentar um trabalho em grupo ou individual para a toda sala pode parecer uma tarefa fácil, entretanto, para muitos alunos com um elevado nível de timidez, tornar-se o centro das atenções é um momento terrível. Na maioria dos casos a pessoa tímida começa a sofrer com antecedência, resultando em noites mal dormidas, ansiedade e nervosismo, mas o fato é que isso não precisa ser um problema, você pode encarar essas situações como novos desafios ou oportunidades de melhorar a sua capacidade de comunicação.
Uma dica muito importante nessa hora é praticar bastante, ter o total domínio do que está expondo é fundamental, como em várias outras situações do cotidiano, quanto mais você pratica, mais hábil você fica. Opte por estudar a fundo o assunto e aos poucos ir construindo um roteiro do que deseja falar, ficando livre também para usar a criatividade, usar ilustrações ou exemplos de situações corriqueiras, trazendo a apresentação para uma realidade próxima, essas são algumas opções que ajudam a quebrar a barreira da timidez.
É preciso exercitar a autoconfiança, para que o conflito com a timidez não tome uma proporção maior do que deve ter. De acordo com especialistas essa questão é gerada devido a três excessos: o excesso de autoconsciência, pois você está prestando muita atenção em si, em especial nas situações sociais; o excesso de autoavaliação negativa, já que se vê negativamente e o excesso de autopreocupação, que é quando se presta atenção demais nas coisas supostamente feitas de maneira errada por você.
Os educadores do Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP ensinam os alunos a reconhecerem suas qualidades, esse comportamento eleva a autoestima e pode acabar com o medo de falar em público.
Apresentar um trabalho em sala de aula não precisa ser uma situação de desconforto. Nossa dica é que você se prepare para que o corpo e pensamentos sejam seus aliados.
Confira algumas dicas que podem ajudar durante a apresentação:
- Domine o assunto a ser apresentando, criando tópicos para buscar referências;
- Fale de forma clara e em bom tom, simplifique para que não haja ruídos na comunicação;
- Determine um tempo para a apresentação, se for preciso ensaie em casa;
- Olha diretamente para as pessoas para que transmita confiança, fuja dos colegas que de alguma forma lhe tiram a atenção;
- Apresente algo de acordo com suas características, não tente fazer algo que não tem a ver com você;
- Ao final da apresentação enfatize os principais pontos apresentados e esclareça possíveis dúvidas que podem surgir.
Aquele friozinho na barriga será sempre inevitável, vale destacar que é você que tem o domínio da situação, aprimore seus conhecimentos e observe que falar em público não será mais motivo de pânico. Lembre-se que na maioria dos casos você fará uma apresentação de um assunto no qual você estudou e os outros não, tenha isso em mente e confie mais em você.