Uma exposição impecável sobre a vida de líderes que marcaram a história do nosso país. Foi assim a XIV EXCUPERA – Exposição Cultural Pedro e Rafael que aconteceu no sábado, 27 de outubro. Contou com trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o ano letivo por alunos do Berçário ao 9º Ano. O objetivo foi retratar a vivência de personalidades que representam várias etnias e culturas.
Diante do tema “Brava gente brasileira” cada turma escolheu um líder brasileiro para representar e trabalhar.
O Berçário criou peças relacionadas às obras de Mauricio de Souza. Já o Minimaternal aprendeu e ensinou aos pais e visitantes sobre o grandioso poeta, Vinicius de Moraes. No Maternal, a personalidade escolhida foi a escritora brasileira de livros infantis, Ruth Rocha. Os alunos do Infantil conheceram um pouco mais sobre a história do cartunista, Ziraldo. O escritor Monteiro Lobato foi o tema das crianças do Pré. Os alunos do 1º Ano ao 9º Ano expuseram trabalhos sobre a vida de personagens como: Santos Dumont, Cecilia Meirelles, Ana Botafogo, Candido Portinari, Ayrton Senna, entre outros nomes de destaque no Brasil.
Os visitantes também puderam conhecer mais sobre o projeto de Robótica LEGO® Education, uma das novidades para 2019. Também, sobre a escola de idiomas, Yázigi – mais uma parceira do CPR.
O evento contou com a presença do autor e poeta André Pereira e da atleta paraolímpica Fabiana Sugimori, que compartilharam suas trajetórias pessoal e profissional.
Os alunos do Ensino Fundamental do 1º a 9º ano, vencedores da 1ª Olimpíada de Matemática CPR, receberam medalhas e certificados. Foi um momento de reconhecimento e entusiasmo!
Na quadra do colégio foi realizada a feira de ciências, com a apresentação de trabalhos demonstrativos, resultados de pesquisas e investigações científicas encaminhadas por professores e liderada pelos alunos. Nesta feira, ressaltamos a importância de despertar e alimentar a curiosidade e a criatividade dos alunos, incentivando-os a formular, planejar e realizar uma pesquisa considerando as próprias ideias e fazendo uso da metodologia científica de forma lúdica, porém sem perder o rigor científico.
Para o Diretor Pedagógico do Colégio, Pedro Yamada “A melhor maneira de tornar o aprendizado mais significativo para os alunos é protagonizar seu próprio aprendizado, realizar experimentos com as próprias mãos. A EXCUPERA é um ótimo exemplo, onde nossos alunos colocam em prática muitos conhecimentos adquiridos durante sua vida escolar”, finalizou.