Saiba o que é e como identificar uma fake news

Navegar na internet possibilitou acesso a milhares de informações que agregam conhecimento e nos mantém a par do que acontece pelo mundo, porém o ambiente online também trouxe uma onda de usuários que fazem práticas indevidas na web e espalham mentiras que muitas pessoas acabam consumindo e replicando. Essas mentiras são chamadas de fake news, termo em inglês que faz referência a notícias falsas que são espalhadas na internet e atrapalham o acesso de internautas a informações reais, prejudicando veículos de comunicação.

As formas de ser uma “vítima” das fake news são muitas, desde visualizar uma publicação de um site de notícias falsas no feed do seu facebook, até receber as famosas “correntes” no whatsapp, contendo dados e áudios mentirosos, além de fotos montadas ou utilizadas de forma distorcida. Geralmente as fake news buscam atrair as pessoas pelos temas curiosos e inusitados que fogem da realidade, por isso elas chamam a atenção, afloram a imaginação e fazem com que leitores acreditem e espalhem tudo sem nenhuma checagem.

Nos últimos tempos as fake news se mostraram extremamente poderosas. Elas não criam pequenas confusões como muitos pensavam, mas podem ter a força para influenciar resultados de uma eleição, por exemplo. A imprensa vem lutando para não ser desvalorizada pelos deturpadores de notícias e está a cada dia buscando novas maneiras de alertar os usuários sobre os riscos e como identificar se uma notícia é falsa ou não.

Existem passos essenciais que podem revelar rapidamente se uma informação é verdadeira:

  • Pesquise a fonte da notícia e a própria informação em si:

Geralmente, colocar no Google o site onde a notícia foi publicada entrega rapidamente se ele é confiável. Vale também jogar a própria informação nos sites de busca, se não constar em nenhum site grande de notícia, desconfie. Hoje em dia existem sites que ajudam a “desmascarar” fake news, além da grande mídia que também está fazendo esse papel.

  • Leia a notícia com atenção:

Notícias falsas geralmente são escritas de forma desconexa, com diversos erros ortográficos e muitos adjetivos que fazem o texto ficar muito opinativo. Esses textos também são muito sensacionalistas e apelativos, e geralmente possuem dados (porcentagens, informações de pesquisa, etc) sem apresentar nenhuma fonte de onde foram retirados.

  • Fake news nem sempre são totalmente falsas:

Nem tudo que é colocado em uma notícia falsa é de fato falso e isso pode acabar dificultando a identificação do que é fake news. Um conteúdo que não é totalmente confiável é um ponto de partida para não acreditar nele, assim como é necessário analisar se os fatos apresentados no texto não foram usados de modo distorcido. Notícias antigas sendo publicadas e compartilhadas como atuais também podem ser consideradas fake news.

Estar atento ao que você consome na internet pode evitar equívocos, desinformações e reflexos graves na sociedade. Uma notícia falsa é um risco nada inocente. O Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP, incentiva a busca pela verdade e sempre auxilia pais, alunos e colaboradores a compreenderem, identificarem e combaterem a propagação de dados mentirosos.

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Adolescência

Você é um “cringe”?

Há semanas a palavra “cringe” apareceu com muita frequência nas redes sociais e ganhou força no rol do vocabulário digital. Embora haja discussões sobre a

Contine Lendo »
Podcast

Podcast Ensino Remoto

Nossas aulas remotas continuam e para mantermos a qualidade de ensino é importante contar com profissionais preparados e as melhores ferramentas online. Neste Podcast com

Contine Lendo »