Semana de provas: Veja dicas para estudar e ter sucesso nas avaliações

Já estamos em semana de prova, hora de revisar todo o conteúdo aprendido até aqui e demonstrar os conhecimentos. Por isso, nós separamos algumas dicas para que os alunos consigam estudar para esse período e ao mesmo tempo mantenham a calma durante a avaliação.

1 – Comece ANTES
Durante os meses que antecedem o dia da prova marcada pelo professor, o conteúdo é bastante abordado em sala de aula, você realiza tarefas em casa e trabalhos em grupo, certo? Esses também são momentos em que você já está estudando o que deve ser abordado, por isso, preste sempre muita atenção durante a aula e estude pelo menos uma hora a mais no tempo em que você estiver fora da escola. Esse hábito pode te ajudar a fixar as matérias, principalmente as que você tiver mais dificuldade.

2 – Nunca volte para casa com dúvidas
Perguntar nunca é demais. Pode ser uma, duas, três, quatro…até dez vezes se for necessário, mas NUNCA volte para casa ou saia de uma aula com dúvidas. Quando não esclarecidas no momento, elas podem impedir que você compreenda os próximos passos do conteúdo, já que eles estão sempre interligados. Você pode pedir ajuda para o professor a qualquer momento da aula ou então aos seus colegas que tiverem mais facilidade com a matéria. Pedir ajuda não deve ser vergonha para ninguém, afinal, você quer aprender para se tornar melhor.

3 – Forme grupos e métodos
Assim como o estudo em casa fora do horário regular de aulas, você também pode formar grupos de estudo com seus colegas e compartilhar os conhecimentos. Por exemplo: em um mesmo grupo, você tem facilidade com língua portuguesa, mas dificuldade em ciências. Já seu colega é ao contrário. Através de um grupo com amigos, vocês podem auxiliar uns aos outros. Uma alternativa diferente é usar métodos como cartões de estudos, resumos ou até peças de teatro, que fixam o conteúdo de forma mais lúdica.

4 – Revisão
Dias antes da prova, não adianta ficar desesperado. Revise a matéria que você aprendeu e faça tópicos dos principais pontos, assim é mais fácil de visualizar os assuntos mais importantes.

5 – Descanse
Na noite anterior, evite ficar acordado até tarde. A privação de sono pode fazer com que você não se concentre e esqueça tudo o que aprendeu e estudou, colocando seu esforço a perder. Descanse, mantenha a calma e arrase na prova!

Adolescência

Você é um “cringe”?

Há semanas a palavra “cringe” apareceu com muita frequência nas redes sociais e ganhou força no rol do vocabulário digital. Embora haja discussões sobre a

Podcast