Saiba como incentivar o trabalho em equipe entre as crianças

O trabalho em equipe é de extrema importância para a obtenção de bons resultados, independente do objetivo que se deseja alcançar. Embora estejamos vivendo em uma era altamente globalizada, onde o contato virtual está ocupando cada vez mais espaço nas relações, tornando assim os indivíduos cada vez mais ímpares e individualistas.

Mesmo com todo esse avanço tecnológico é importante ressaltar que nada substitui o conceito de sociedade e trabalho em equipe, e claro, entre as crianças e na escola não poderia ser diferente.  O dia a dia continua sendo composto por equipes, por isso devemos sempre trabalhar o coletivo com nossas crianças, com intuito de que seja inserida nelas a cultura da colaboração e do cooperativismo, seja na escola, seja no ambiente familiar.

Pesquisas apontam que a construção de relacionamentos saudáveis influencia no desenvolvimento pessoal e profissional de todas as pessoas, portanto a socialização é um aspecto que precisa ser trabalhado desde muito cedo.  De preferência, ainda nos primeiros anos do ciclo escolar.  Visto que comportamentos egocêntricos, quando se tornam hábito, podem limitar o desenvolvimento da criança, restringindo sua visão de mundo.

Incentivar o trabalho em equipe é sempre uma forma de preparar cidadãos mais engajados e motivados para a vida adulta. Por meio do trabalho coletivo dá para explorar o que cada um pode oferecer de melhor, respeitando suas limitações e aptidões.

O trabalho em equipe não precisa ser algo complexo, há um conjunto de ações que aplicados diariamente contribuem rigorosamente para a melhor formação do indivíduo, como:

☑Ajudar na arrumação do quarto;

☑Participar de algum trabalho voluntário;

☑Ajudar na separação dos materiais que podem ser reciclados;

☑Ajudar com a louça suja (café, almoço ou janta);

☑Ajudar a cuidar do animalzinho de estimação (alimentação, banhos, etc.);

☑Escolher roupas e brinquedos que podem ser doados para crianças carentes.

Promover trabalhos em grupo trabalham a disciplina e possibilitam que a criança desenvolva e exercite habilidades como argumentação para debates, tomada de decisão e autoavaliação, respeitando ainda mais o próximo e se tornando um cidadão crítico em constante evolução.

O processo de formação das crianças é bastante complexo, exige constantemente muita dedicação e atenção de pais e educadores. Fazendo assim com que saibam a importância de acompanhar de perto essa evolução em cada etapa da vida dos pequenos até a chegada da vida adulta. O Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP sabe que é na infância que se desenvolve boa parte das habilidades que as acompanharão por toda a vida, por isso conta com educadores altamente qualificados e que estimulam o trabalho em equipe, desde as pequenas atividades até as mais complexas.

Adolescência

Você é um “cringe”?

Há semanas a palavra “cringe” apareceu com muita frequência nas redes sociais e ganhou força no rol do vocabulário digital. Embora haja discussões sobre a