O trabalho em equipe é de extrema importância para a obtenção de bons resultados, independente do objetivo que se deseja alcançar. Embora estejamos vivendo em uma era altamente globalizada, onde o contato virtual está ocupando cada vez mais espaço nas relações, tornando assim os indivíduos cada vez mais ímpares e individualistas.
Mesmo com todo esse avanço tecnológico é importante ressaltar que nada substitui o conceito de sociedade e trabalho em equipe, e claro, entre as crianças e na escola não poderia ser diferente. O dia a dia continua sendo composto por equipes, por isso devemos sempre trabalhar o coletivo com nossas crianças, com intuito de que seja inserida nelas a cultura da colaboração e do cooperativismo, seja na escola, seja no ambiente familiar.
Pesquisas apontam que a construção de relacionamentos saudáveis influencia no desenvolvimento pessoal e profissional de todas as pessoas, portanto a socialização é um aspecto que precisa ser trabalhado desde muito cedo. De preferência, ainda nos primeiros anos do ciclo escolar. Visto que comportamentos egocêntricos, quando se tornam hábito, podem limitar o desenvolvimento da criança, restringindo sua visão de mundo.
Incentivar o trabalho em equipe é sempre uma forma de preparar cidadãos mais engajados e motivados para a vida adulta. Por meio do trabalho coletivo dá para explorar o que cada um pode oferecer de melhor, respeitando suas limitações e aptidões.
O trabalho em equipe não precisa ser algo complexo, há um conjunto de ações que aplicados diariamente contribuem rigorosamente para a melhor formação do indivíduo, como:
☑Ajudar na arrumação do quarto;
☑Participar de algum trabalho voluntário;
☑Ajudar na separação dos materiais que podem ser reciclados;
☑Ajudar com a louça suja (café, almoço ou janta);
☑Ajudar a cuidar do animalzinho de estimação (alimentação, banhos, etc.);
☑Escolher roupas e brinquedos que podem ser doados para crianças carentes.
Promover trabalhos em grupo trabalham a disciplina e possibilitam que a criança desenvolva e exercite habilidades como argumentação para debates, tomada de decisão e autoavaliação, respeitando ainda mais o próximo e se tornando um cidadão crítico em constante evolução.
O processo de formação das crianças é bastante complexo, exige constantemente muita dedicação e atenção de pais e educadores. Fazendo assim com que saibam a importância de acompanhar de perto essa evolução em cada etapa da vida dos pequenos até a chegada da vida adulta. O Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP sabe que é na infância que se desenvolve boa parte das habilidades que as acompanharão por toda a vida, por isso conta com educadores altamente qualificados e que estimulam o trabalho em equipe, desde as pequenas atividades até as mais complexas.