Férias escolares: o que fazer?

O momento das férias é aguardado por muitos alunos, pois é quando eles se recuperam para o semestre seguinte, realizam atividades diferentes de lazer, fazem novas amizades e aprendem coisas novas. Por mais que o descanso do colégio seja necessário, nem sempre ele é benéfico de acordo com as atividades que a criança ou o jovem pratica no período de férias escolares. Mas então, o que seria aconselhável para seu filho fazer no tempo livre?

Veja algumas dicas de passeios e afazeres bacanas para que todos se divirtam, porém de forma consciente e enriquecedora:

• Passeios ao ar livre

Sair de casa e fazer atividades em lugares ao ar livre faz bem para a criança ou adolescente, amplia o contato com a natureza e o distancia de meios digitais para colocá-lo em uma perspectiva mais real. Alguns bons lugares para um passeio são o parque Taquaral, os distritos Joaquim Egídio e Sousas, e vários bosques espalhados pela cidade, como o bosque dos Jequitibás, bosque dos Italianos e bosque dos Guarantãs.

• Sessão pipoca

Nada melhor que utilizar o período de férias para atualizar os filmes que não foram vistos. Filmes de história, que passem uma mensagem positiva ou que despertem a criatividade são ótimos para ensinar, estimular e trabalhar a imaginação. É interessante também não só ir ao cinema, mas criar um dia em casa para fazer uma sessão caseira de cinema e tirar alguns filmes e/ou séries da lista.

• Explorar a culinária

Estar a par da cultura e costumes de outros países e regiões é educativo e enriquecedor, por isso nada melhor do que explorar culinárias típicas. Essa é uma oportunidade não só para conhecer restaurantes e pratos, mas para fazê-los em casa também! Cozinhar desenvolve nossas habilidades e aptidões, ainda mais quando isso é feito em família.

• Visitar museus

Uma ótima maneira de conhecer o nosso passado, reforçar nossos valores e aprender muito é visitando museus. Em Campinas, existe uma série de museus que valem a pena serem explorados, como por exemplo, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”, Museu do Café, Museu da Imagem e do Som, Museu de História Natural, Observatório de Capricórnio, Planetário Municipal e outros.

• Praticar alguma atividade física

Estar em boa forma é algo positivo ao longo de toda vida e praticar alguma atividade física durante as férias é ótimo para se distrair e ficar com uma boa saúde. Jogar bola, vôlei, andar de skate, brincar de pega-pega ou pique esconde são algumas das várias atividades que farão bem para o bem-estar físico e psicológico do seu filho.

• Descobrir novos hobbies

Faça seu filho encontrar uma atividade nova da qual goste. Pode ser uma aula de pintura, música, talvez seja acampando, fazendo piqueniques ou dançando… O importante é fazer algo totalmente novo que libere a imaginação e a felicidade da criança ou adolescente.

O Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP deseja que crianças e adolescentes tenham um ótimo período de férias, e que além de se divertirem tirem ensinamentos valiosos para a vida dentro e fora da escola.

Adolescência

Você é um “cringe”?

Há semanas a palavra “cringe” apareceu com muita frequência nas redes sociais e ganhou força no rol do vocabulário digital. Embora haja discussões sobre a

Podcast