Férias escolares: o que fazer?

O momento das férias é aguardado por muitos alunos, pois é quando eles se recuperam para o semestre seguinte, realizam atividades diferentes de lazer, fazem novas amizades e aprendem coisas novas. Por mais que o descanso do colégio seja necessário, nem sempre ele é benéfico de acordo com as atividades que a criança ou o jovem pratica no período de férias escolares. Mas então, o que seria aconselhável para seu filho fazer no tempo livre?

Veja algumas dicas de passeios e afazeres bacanas para que todos se divirtam, porém de forma consciente e enriquecedora:

  • Passeios ao ar livre

Sair de casa e fazer atividades em lugares ao ar livre faz bem para a criança ou adolescente, amplia o contato com a natureza e o distancia de meios digitais para colocá-lo em uma perspectiva mais real. Alguns bons lugares para um passeio são o parque Taquaral, os distritos Joaquim Egídio e Sousas, e vários bosques espalhados pela cidade, como o bosque dos Jequitibás, bosque dos Italianos e bosque dos Guarantãs.

  • Sessão pipoca

Nada melhor que utilizar o período de férias para atualizar os filmes que não foram vistos. Filmes de história, que passem uma mensagem positiva ou que despertem a criatividade são ótimos para ensinar, estimular e trabalhar a imaginação. É interessante também não só ir ao cinema, mas criar um dia em casa para fazer uma sessão caseira de cinema e tirar alguns filmes e/ou séries da lista.

  • Explorar a culinária

Estar a par da cultura e costumes de outros países e regiões é educativo e enriquecedor, por isso nada melhor do que explorar culinárias típicas. Essa é uma oportunidade não só para conhecer restaurantes e pratos, mas para fazê-los em casa também! Cozinhar desenvolve nossas habilidades e aptidões, ainda mais quando isso é feito em família.

  • Visitar museus

Uma ótima maneira de conhecer o nosso passado, reforçar nossos valores e aprender muito é visitando museus. Em Campinas, existe uma série de museus que valem a pena serem explorados, como por exemplo, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”, Museu do Café, Museu da Imagem e do Som, Museu de História Natural, Observatório de Capricórnio, Planetário Municipal e outros.

  • Praticar alguma atividade física

Estar em boa forma é algo positivo ao longo de toda vida e praticar alguma atividade física durante as férias é ótimo para se distrair e ficar com uma boa saúde. Jogar bola, vôlei, andar de skate, brincar de pega-pega ou pique esconde são algumas das várias atividades que farão bem para o bem-estar físico e psicológico do seu filho.

  • Descobrir novos hobbies

Faça seu filho encontrar uma atividade nova da qual goste. Pode ser uma aula de pintura, música, talvez seja acampando, fazendo piqueniques ou dançando… O importante é fazer algo totalmente novo que libere a imaginação e a felicidade da criança ou adolescente.

O Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP deseja que crianças e adolescentes tenham um ótimo período de férias, e que além de se divertirem tirem ensinamentos valiosos para a vida dentro e fora da escola.

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Adolescência

Você é um “cringe”?

Há semanas a palavra “cringe” apareceu com muita frequência nas redes sociais e ganhou força no rol do vocabulário digital. Embora haja discussões sobre a

Contine Lendo »
Podcast

Podcast Ensino Remoto

Nossas aulas remotas continuam e para mantermos a qualidade de ensino é importante contar com profissionais preparados e as melhores ferramentas online. Neste Podcast com

Contine Lendo »