Como estudar de forma divertida durante as férias

O período de férias é propício para relaxar, se divertir e para aprender também! Por que não?

Manter os estudos em dia e chegar preparado para o próximo ano letivo é algo que pode ser feito durante as férias de forma leve e sem tirar a diversão de crianças e adolescentes. Nós do Colégio Pedro e Rafael acreditamos que o aprendizado é sempre bem-vindo e que deve ser inserido de forma positiva no cotidiano do aluno, para que ele aprecie cada vez mais a absorção de conhecimento. Durante as férias, esse conhecimento precisa continuar acontecendo, por isso separamos algumas opções recreativas e educativas para esse período fora da escola.

• Jogos para estudar e se exercitar

Através de jogos para computadores, celulares, tablets, videogames e os clássicos de tabuleiro, é possível estimular a criatividade, o raciocínio lógico, lidar com economia, trabalhar questões sociais e históricas e também realizar atividades físicas. Oferecer jogos para seu filho é uma escolha muito divertida e enriquecedora. É uma ótima pedida para aprender brincando.

• Museus

Visitar museus é uma das melhores formas de aprender sobre história e antepassados durante as férias. Existem vários estilos de museus e exposições, e cada uma traz uma mensagem e conhecimento diferente.

• Livros

Livros são um universo paralelo à parte e fazer com que seu filho leia nesse período só o estimula para continuar lendo durante o ano. Aposte não só nos livros de ficção, ofereça livros de literatura, biografias e histórias reais que ensinem mais sobre a nossa realidade.

• Programas e vídeos na internet

Alguns programas de televisão e canais na internet ensinam sobre história, artes, educação física, inglês política, matemática e muitos outros assuntos que englobam matérias escolares. Procure canais mais descontraídos e que incluam os assuntos de forma mais divertida e leve. Desse modo, seu filho irá assistir aos vídeos com facilidade e mais interesse.

• Crie brincadeiras

Fazer gincanas e inventar novas brincadeiras que estimulem a criatividade e o aprendizado dos pequenos é outra sugestão para ser utilizada nesse período de férias. Uma ideia é reunir vários colegas da criança e desenvolver atividades em grupo para que todos se ajudem e incentivem o prazer pelo conhecimento adquirido na brincadeira. É uma oportunidade para que familiares se façam mais presentes e também desenvolvam a criatividade, ajudando a planejar esse cronograma de atividades.

• Sites educativos

É possível aliar tecnologia e educação para crianças e adolescentes através de sites recreativos e educativos. Sites que exploram ciência, textos literários e até mesmo ferramentas de inteligência artificial que ensinam jovens sobre assuntos importantes como preservação do meio ambiente, por exemplo. Fique sempre presente e atento à navegação do seu filho na internet para que ele tenha um acesso seguro e adequado para a idade.

Essas são algumas das várias formas de incentivar os estudos aos jovens, porém o fundamental é continuar incentivando, seja por essas ou outras maneiras. O Colégio Pedro e Rafael deseja que o ensino seja uma paixão essencial dos pais e alunos.

Confira outros conteúdos...