O contato com a robótica pode estimular muitas áreas do cérebro e assim melhorar o raciocínio lógico, criatividade e o hábito do trabalho em equipe. Por isso, essa forma de aprendizado deve começar logo no início da escolaridade.
Há três décadas, a ideia de ter um computador em casa era para poucas pessoas. Na atualidade, a maioria das pessoas tem um celular que faz fotos, vídeos, envia e recebe mensagens e está conectado com a internet o tempo todo. Com as novas tecnologias sendo parte da vida em sociedade, os estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais do Colégio Pedro e Rafael formaram equipes colaborativas, com a supervisão do Prof. Rony e começaram a construir robôs através do estudo da robótica educacional.
No próximo dia 29, a equipe CPRBot composta por 20 alunos, que vão representar o Colégio, na Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontece em Campinas. Em maio, a equipe foi premiada na categoria Estrela Iniciante no 4º Torneio Paulista de Robótica, na cidade de Americana, onde disputaram com escolas de todo o Estado.
O raciocínio lógico dos nossos alunos tem sido explorados também na resolução de problemas, que envolvem a capacidade de analisar uma situação, desenvolver uma solução e descrevê-la numa série de etapas. Esta habilidade, pode ser aplicada a praticamente qualquer atividade no dia a dia e é essencial tanto na criação de robôs em si (quais tarefas ele irá executar? Quais peças podem ser usadas para isso? Como serão conectadas?) Quanto na criação de um software que irá controlá-lo. Além do espírito de equipe ser reforçado pelo fato de haver turmas competindo em grandes eventos e encorajando os participantes, tratando os membros da equipe e os concorrentes com respeito e atenção, afirma o diretor pedagógico do CPR, Pedro Yamada.
Parceria Viamaker
Desde o início do ano, o CPR possui uma parceria com o projeto de robótica Viamaker, especializado na integração de novas tecnologias ligadas à educação. O projeto é aliado a LEGO Education, que atua com educadores há mais de 30 anos através do desenvolvimento e formação de profissionais para o uso de materiais didáticos. Através de recursos educativos como conjuntos de LEGO, tablets com manuais de montagem em 3D e em realidade ampliada, assim como cadernos de projetos, réguas e cartelas de adesivos de programação. Os alunos podem aprender conceitos interdisciplinares relacionados por meio da robótica educacional.