Qual é a melhor idade para seu filho fazer um intercâmbio?

Conhecer outras línguas e imergir em uma diferente cultura até então desconhecida, conhecer novas pessoas e por que não, amadurecer? São inúmeros os benefícios que um programa de intercâmbio pode oferecer. Indicado para todas as pessoas, independente da idade, a procura por esse tipo de serviço tem aumentando muito nos últimos tempos, no entanto, os pais ficam com aquela dúvida sobre a melhor idade para seus filhos passarem por essa experiência.

O fato é que não há uma melhor idade, tudo depende da disponibilidade do aluno, e o quanto ele já tem contato com a língua que pretende estudar. O mais indicado para  os adolescentes são os intercâmbios de férias, no qual o estudante passa um mês estudando em escolas estrangeiras. Opções não faltam, nas agências encontram-se disponíveis programas a partir dos 10 anos de idade, que trabalham com uma abordagem mais lúdica.

É importante ressaltar que nessa hora o bom senso também deve prevalecer, principalmente por se tratar de crianças e adolescentes. Pais e responsáveis devem sempre se perguntar como seu filho se comportará quando não estiverem por perto, podemos encontrar meninos e meninas bem maduros com 14 ou 15 anos, do mesmo modo que ainda existem pessoas da mesma idade que ainda não tem o preparo para esse tipo de experiência, mesmo que seja por um curto período.

Para que os pais fiquem mais tranquilos durante essa temporada, recomenda-se que façam o planejamento junto com o aluno, acompanhem onde ele vai estudar, como vai morar, como será sua rotina, e como fazer para contatá-lo caso surja alguma emergência. Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia são os destinos mais procurados por brasileiros que possuem o intuito de aprimorar a proficiência da língua inglesa, por isso é importante o contato com a língua desde o início da alfabetização.

Essa vivência no exterior tem se tornado cada vez mais importante para impulsionar carreiras de jovens e adultos no mercado profissional. O Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP, incentiva seus alunos a passarem por essa enriquecedora experiência.  Além de ser uma excelente forma de conhecer pessoas, o intercâmbio ajuda a fazer amigos, explorar novos lugares e a superar limites.