Como lidar com os desafios na fase de alfabetização das crianças?

O processo de alfabetização é considerado um desafio tanto para a criança que está desenvolvendo seus conhecimentos e descobrindo essa nova realidade, quanto para o alfabetizador, responsável por conduzir esse caminho do aprendizado. Antes de abordarmos esse assunto, é preciso compreender que cada indivíduo aprende de acordo com o seu tempo e nem sempre os métodos tradicionais de educação serão a melhor opção.

Por isso é importante ressaltar a importância em identificar a dificuldade que cada aluno apresenta, pois esses bloqueios podem resultar na perda de interesse pelo universo da escola e do conhecimento. O educador precisa saber trabalhar essas barreiras, buscando novas estratégias, como por exemplo, aulas mais lúdicas e dinâmicas, com intuito de agregar valor ao conteúdo apresentado, garantindo assim o melhor desenvolvimento da criança.

Alfabetizar é construir significado e visão de mundo. Período no qual, segundo especialistas, as crianças se apropriam do ensino e da aprendizagem, principalmente no que refere-se a leitura e a escrita, vale ressaltar que esse processo não compete apenas à escola, deve ser iniciado ainda em casa. Alunos que realmente possuem dificuldade em aprender precisam de acompanhamento com profissionais como psicopedagogos, para que busquem uma melhor solução.

É fundamental que a família acompanhe de perto o desenvolvimento escolar dos filhos. Estudos recentes apontam que é preciso mudar a ideia que muitos pais tem em mente, de que os problemas de aprendizagem das crianças são obrigações apenas da escola. Quando esse vínculo afetivo se inicia desde o nascimento da criança desempenha um importante papel ao longo do seu desenvolvimento até a chegada da fase adulta.

Confira algumas dicas para auxiliar na alfabetização do seu filho:

  • Ajude na lição de casa;
  • Faça leituras com a criança regularmente;
  • Acompanhe a metodologia de ensino da escola;
  • Respeite o tempo de assimilação sem fazer muitas cobranças;
  • Trabalhe com conteúdos lúdicos.

O Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP atua com uma equipe de educadores altamente qualificada, profissionais que reconhecem a sua importância na formação do aluno e que não medem esforços para que o ambiente escolar seja acolhedor, possibilitando um aprendizado que vai além da leitura e escrita. Além de oferecer uma proposta pedagógica inclusiva, que estimula a criatividade do aluno, reforçando que professores e alunos precisam caminhar juntos na construção do saber.

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Dia das mães

Dia das Mães, e agora?

Qual presente comprar? Onde encontrar opções e melhores preços? Qual é mesmo perfume que ela gosta? “Xiii” (sic) que mesmice, hein?! Sim, é isso que

Contine Lendo »