Qual a importância da presença das famílias na escola?

Conciliar as tarefas de casa, do trabalho e acompanhar o dia a dia escolar das crianças e adolescentes nem sempre é uma tarefa fácil e muitos pais precisam se adequar a essa nova rotina assim que matriculam seus filhos no Colégio. Um dos maiores erros cometidos é acreditar que a partir do momento em que a criança ingressa na vida escolar, a responsabilidade pela educação passa a ser transferida totalmente para a escola. Essa é uma missão que precisa ser compartilhada entre a família e o Colégio, iniciativa que funciona muito melhor e já foi até comprovada por estudos que mostram o impacto positivo da participação das famílias na educação dos pequenos.

Vale destacar que estar presente vai muito além de frequentar o espaço da escola, comparecer à reuniões e eventos. É preciso estar junto, ajudando nas tarefas de casa, estar atento ao conteúdo disciplinar, incentivando o aprendizado de novas culturas por meio de filmes, teatro e músicas, por exemplo. São várias as formas que os pais podem usar para fazerem parte desta construção individual da criança.

Essa união entre aluno, escola e família funciona muito bem e todos só têm a ganhar, pois estão trabalhando em função do mesmo propósito: deixar cidadãos preparados para enfrentar todos os desafios da vida.

Aqui no CPR, nós trabalhamos o conceito de que o processo educacional da criança e do adolescente é um caminho que deve ser trilhado em conjunto, com a família e o Colégio discutindo e colocando em prática as melhores maneiras de desenvolver a educação ao longo da trajetória escolar do aluno. Por isso, estimulamos e aplicamos projetos para fortalecer a cada dia essa relação, pois uma participação ativa dos pais ajuda tanto na formação social quanto na intelectual.

Em breve iniciaremos um novo aluno letivo e com ele surgirão inúmeros desafios. Que tal fazermos isso juntos?

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...