Qual a importância da presença das famílias na escola?

Conciliar as tarefas de casa, do trabalho e acompanhar o dia a dia escolar das crianças e adolescentes nem sempre é uma tarefa fácil e muitos pais precisam se adequar a essa nova rotina assim que matriculam seus filhos no Colégio. Um dos maiores erros cometidos é acreditar que a partir do momento em que a criança ingressa na vida escolar, a responsabilidade pela educação passa a ser transferida totalmente para a escola. Essa é uma missão que precisa ser compartilhada entre a família e o Colégio, iniciativa que funciona muito melhor e já foi até comprovada por estudos que mostram o impacto positivo da participação das famílias na educação dos pequenos.

Vale destacar que estar presente vai muito além de frequentar o espaço da escola, comparecer à reuniões e eventos. É preciso estar junto, ajudando nas tarefas de casa, estar atento ao conteúdo disciplinar, incentivando o aprendizado de novas culturas por meio de filmes, teatro e músicas, por exemplo. São várias as formas que os pais podem usar para fazerem parte desta construção individual da criança.

Essa união entre aluno, escola e família funciona muito bem e todos só têm a ganhar, pois estão trabalhando em função do mesmo propósito: deixar cidadãos preparados para enfrentar todos os desafios da vida.

Aqui no CPR, nós trabalhamos o conceito de que o processo educacional da criança e do adolescente é um caminho que deve ser trilhado em conjunto, com a família e o Colégio discutindo e colocando em prática as melhores maneiras de desenvolver a educação ao longo da trajetória escolar do aluno. Por isso, estimulamos e aplicamos projetos para fortalecer a cada dia essa relação, pois uma participação ativa dos pais ajuda tanto na formação social quanto na intelectual.

Em breve iniciaremos um novo aluno letivo e com ele surgirão inúmeros desafios. Que tal fazermos isso juntos?