Entenda a importância da leitura na Educação Infantil

Aprender a ler é um marco na vida de cada um de nós e funciona como a chave que abre as portas para um mundo cheio de novas descobertas e possibilidades. Por isso devemos sempre ressaltar a importância dos livros e da leitura na educação infantil. O Colégio, em parceria com a família, precisa estar sempre incentivando este hábito nas crianças desde os primeiros anos escolares.

É por meio da leitura que se formam cidadãos mais conscientes e críticos em relação ao seu papel na sociedade. Vale lembrar que essas habilidades desenvolvidas na infância são levadas para a vida adulta, já que uma criança que lê estimula melhor a sua criatividade, melhora a escrita e também mergulha em novas culturas.

Em casa, no dia a dia, antes mesmo de matricular a criança na escola, os pais já podem dar exemplos e incentivar a leitura. Uma boa dica é começar com pequenos livros, coloridos e lúdicos, e aos poucos tornando o exercício mais intenso. Hoje existem livros dos mais diversos tipos e acredite, até versões que podem ser levadas para a hora banho.

Opções não faltam, é só estimular a criatividade e aproveitar mais esse momento para estreitar o vínculo entre pais e filhos. Confira algumas dicas para incentivar a leitura:

  • Programe uma hora do dia para ser a hora da leitura;
  • Converse com a criança sobre o que acabaram de ler;
  • Visite bibliotecas e livrarias;
  • Procure dar um bom exemplo, não é novidade que as crianças aprendem mais com exemplos do que com imposições.

O CPR acredita na educação com amor, construindo assim um mundo ainda melhor para nossas crianças, por isso incentivamos desde os anos iniciais esse contato com o universo da leitura, tanto na escola como no ambiente familiar, possibilitando essa troca de conhecimentos.

Além dos benefícios para o desenvolvimento do currículo, a leitura em família também proporciona ótimas memórias. Aposte nisso!

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Adolescência

Você é um “cringe”?

Há semanas a palavra “cringe” apareceu com muita frequência nas redes sociais e ganhou força no rol do vocabulário digital. Embora haja discussões sobre a

Contine Lendo »
Podcast

Podcast Ensino Remoto

Nossas aulas remotas continuam e para mantermos a qualidade de ensino é importante contar com profissionais preparados e as melhores ferramentas online. Neste Podcast com

Contine Lendo »