O valor das tradições para as crianças

Uma das épocas mais esperadas pelas famílias são as festas de final de ano como o Natal e o Ano Novo, quando todos costumam se reunir para celebrar. Mesmo com todos os conflitos enfrentados neste ano por conta da pandemia, ainda podemos manter o brilho dessas tradições entre as pessoas que amamos, sempre deixando bem claro para nossas crianças o verdadeiro significado dessas datas que são os valores de fraternidade, compaixão e amor ao próximo.

Neste período, muito do que vemos é o incentivo ao consumismo desenfreado. Crianças são estimuladas a fazer pedidos de presentes, estendendo essa lista aos familiares, mas o problema está quando esses desejos não são atendidos e a criança acaba se frustrando por não ter recebido esse ou aquele presente. Por isso, devemos sempre deixar claro que essa questão é algo que deve ficar em segundo plano. Como forma de ensinar a importância dos VALORES no lugar dos PREÇOS, as famílias podem sugerir e apoiar, com as crianças, ações solidárias para um início de ano melhor para as pessoas em situações de vulnerabilidade. Um bom exemplo é a doação de roupas, sapatos e até materiais escolares ou mochilas, por exemplo, que mesmo em bom estado, não estão sendo usadas pelos seus filhos. Elas podem fazer a diferença na vida de outra criança que também precisa estudar e vai voltar à escola presencialmente em 2021.

Aqui no CPR, ações como essas fazem parte do nosso dia a dia. Que elas estejam presentes e possamos continuar contando com o apoio de todos também no próximo ano!