Aprender um novo idioma é crucial para evoluir no mercado de trabalho, mas também é benéfico para compreender novas culturas e se relacionar com a arte e a história de outros países. Palavras em inglês estão espalhadas por toda a parte em fachadas de franquias americanas, sites e vídeos na internet, filmes de Hollywood e séries da Netflix. Essa globalização traz aos pais uma grande dúvida no momento em que decidem colocar o(a) filho(a) em aulas de língua estrangeira: “Será que é a idade certa? Qual o momento correto para meu filho estudar outro idioma?” Essa questão permeia entre os especialistas da área que discordam sobre o período do desenvolvimento infantil correto para aprender outra língua, entretanto a conclusão que estes chegam é que ter contato desde o início da alfabetização pode facilitar e muito o desenvolvimento da criança, porém o aprendizado deve ser leve, divertido e lúdico.
Do nascimento até a adolescência, o corpo humano passa por um processo de formação e de preparo para a vida adulta. Esse período é considerado o mais adequado para que a criança absorva de forma prática e natural um idioma diferente, mas ainda assim é necessária uma atenção aos primeiros anos de infância: nessa época, aprender outra língua deve ser algo despretensioso e sútil, como memorizar a pronuncia de algumas palavras durante atividades agradáveis e que tenham relação com o dia a dia dos pequenos.
Não existe idade correta para iniciar os estudos de um idioma, por isso o que merece ser observada é a forma como os estudos serão aplicados no dia a dia de escola, qual a metodologia utilizada e se os educadores compreendem a percepção da criança sobre o que está aprendendo.
O Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP une educação de qualidade com o amor pelo ensino, respeitando o processo cognitivo na infância e ensinando língua estrangeira de maneira adequada e criativa. Através dos nossos sistemas de ensino, os alunos têm acesso a um conteúdo moderno e atualizado que também os prepara para o mercado de trabalho, mercado que em dias atuais possui o inglês como um dos requisitos definitivos para contratação.