Como ser organizado e responsável na adolescência

 

A fase da adolescência é marcada por ser um ciclo de muitas descobertas, fase em que os adolescentes se dividem entre os momentos de descontração, as preocupações da idade e uma agenda repleta de tarefas, (maior parte delas preparatórias para ingressar ao curso superior, e mercado do trabalho, por exemplo). Época em que é preciso colocar mais em prática o senso de organização e responsabilidade, já que estão a um passo da vida adulta.

Pequenos hábitos diários podem contribuir para uma organização, o primeiro deles é guardar suas coisas no devido lugar. Livros, filmes, roupas, entre outros utensílios que são usados com frequência e por isso é importante saber onde os deixou para quando precisar utilizar novamente não desperdiçar tempo procurando.

Outro aspecto importante que deve ser aplicado no dia a dia é a higiene e limpeza. Pesquisas apontam que ambientes limpos e com tudo no lugar ajudam a fluir a criatividade e contribuem para um maior rendimento na hora dos estudos. Esse tipo de tarefa desenvolve o senso de pertencimento, é nesta fase que os hábitos saudáveis devem ser fixados para que se tornem frequentes no decorrer dos anos.

Criar uma rotina estabelecendo horários para cada afazer ensina que é preciso honrar os compromissos e cumprir com as promessas feitas.

Lembrando que por mais importante que seja o diálogo, muitas vezes crianças e adolescentes reproduzem o que aprendem com seus pais, por isso, mais do que nunca, um bom exemplo é melhor do que um bom sermão.

Os profissionais do Colégio Pedro e Rafael, em Campinas| SP preparam os alunos para desenvolverem de forma ímpar o senso de organização e responsabilidade. Orientam de forma que entendam que organização e responsabilidade são espontâneas e não uma obrigação.

Confira algumas dicas para se tornar um adolescente mais responsável e organizado:

  • Arrume sua bagunça;
  • Realize tarefas sem ninguém ter que pedir (lavar a louça, recolher o lixo);
  • Responsabilize-se pelas suas ações;
  • Faça da responsabilidade um hábito;
  • Seja verdadeiro em suas relações;
  • Monte um cronograma de suas atividades;
  • Faça suas tarefas antes de se divertir;
  • Aprenda a definir objetivos.

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...