Por que o acompanhamento dos pais é importante no desenvolvimento do aluno?

Muitas pesquisas já comprovaram que pais que adotam em casa uma postura interessada nas atividades que os filhos desempenham no colégio e participam efetivamente de eventos como reuniões de pais e professores, por exemplo, influenciam positivamente no desenvolvimento escolar de seus filhos. Quando há uma boa relação entre escola e família, as condições são mais favoráveis para o aprendizado dos alunos, fazendo com que a educação seja um processo contínuo, iniciado no ambiente familiar.

Com essa parceria escola-família o aluno relaciona melhor o que aprende em casa com as lições aplicadas em sala de aula. O principal intuito do Colégio Pedro e Rafael, em Campinas – SP é fazer com que os pais se sintam fundamentais no processo educacional de seus filhos.

Tendo em vista que a escola é o primeiro contato que a criança possui com outros adultos que não são da família, é importante que o aluno fique à vontade quando estiver nela. Quando os pais se mostram interessados nesse ciclo de educação, o aluno se sente apoiado e acolhido mesmo estando fora de casa.

Por isso, independente da idade e fase escolar do seu filho é muito importante que haja interação com a rotina de estudos e no processo de aprendizagem.

Vantagens da relação escola-família

  • Aprimoramento do aprendizado;
  • Melhor rendimento em sala de aula;
  • Redução de possíveis problemas de indisciplina.

Agora, se você está em dúvidas de como estimular as atividades em casa, que tal criar um ambiente próprio para isso, acompanhado de um cronograma com regras e horários definidos para lazer, estudos e lição de casa.

O aluno que não tem acompanhamento, além de ter um baixo rendimento escolar não terá motivação para a realização de outras atividades formais. O aprendizado e o crescimento saudável da criança não acontecem sem a presença da família,  fator responsável em fornecer suporte para a construção do indivíduo, gerando crianças e adolescentes com uma autoestima equilibrada, autoconfiantes e emocionalmente sadios. Quando os pais não valorizam a escola, os alunos tendem a não valorizar também.

O Colégio Pedro e Rafael acredita na educação com amor e cumplicidade, por isso apoia a relação escola-família na trajetória dos alunos.

 

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...