Por que devemos incentivar a leitura para crianças?

Nos anos iniciais de alfabetização das nossas crianças, a família e os professores tem um papel fundamental no desenvolvimento do gosto pela leitura, tornando-a prazerosa, afim de que a atividade faça parte da rotina. São agentes da transformação cuja determinação e esforços resultam em uma geração de futuros leitores.

A leitura é uma relação de troca de experiências e sensações, no qual a imaginação, interpretação e percepção tem passe livre. Os pais, assim como o Colégio devem estimular as crianças, possibilitando o acesso aos mais diferenciados tipos de textos, desenvolvendo a leitura com entonação adequada e escolhendo a literatura compatível a cada faixa etária.

Um hábito a ser adquirido

A criança que desenvolve esse hábito, se torna mais crítica, passa a ter sua própria visão de mundo, além de possuir maior facilidade no processo de aprendizagem. A família tem um papel crucial nesse processo, pois a leitura pode ser estimulada antes mesmo do  nascimento até o decorrer da infância. No nosso Colégio, os professores dão continuidade ao trabalho de valorização da leitura que deve ser iniciado em casa.

Especialistas afirmam que gostar de ler não é um dom, mas sim um costume que se adquire, e por isso, o Colégio Pedro e Rafael acredita que incentivar os pequenos é a forma correta de criar jovens e adultos leitores assíduos.

Benefícios da leitura

✓Estimula a criatividade e a imaginação;

✓Favorece novas aprendizagens;

✓Amplia o vocabulário, melhora a escrita, possibilita o acesso a novas culturas e desenvolve a capacidade crítica;

✓Melhora o desempenho da criança na escola, por ser fundamental em todas as disciplinas.

Novas descobertas

A infância é marcada por descobertas, em todo o momento crianças interagem com novas experiências, e a leitura é uma dessas novidades. Proporcionar às crianças o contato com a leitura, antes de tudo, é uma responsabilidade com a formação dos adultos de amanhã.

Que tal aproveitar o início do ano letivo para planejar novos hábitos de leitura em casa? Tudo isso de uma maneira lúdica, em um universo que se complementa com cores e ilustrações, tornando o processo de aprendizado em uma verdadeira brincadeira do saber.

É preciso que a leitura seja um ato de amor. (Paulo Freire)

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Dia das mães

Dia das Mães, e agora?

Qual presente comprar? Onde encontrar opções e melhores preços? Qual é mesmo perfume que ela gosta? “Xiii” (sic) que mesmice, hein?! Sim, é isso que

Contine Lendo »