Planejamento escolar: como se preparar para o ano letivo?

Estar pronto para voltar às aulas não é tão simples quanto parece. Existe todo um cuidado necessário que vai desde a compra dos materiais até a revisão do que o aluno aprendeu durante o período escolar do ano anterior. Se você não sabe ainda por onde começar e quais os melhores tópicos para ser cuidadoso ao se preparar para o próximo ano letivo, veja abaixo o que o Colégio Pedro e Rafael indica para pais e alunos:

✓Faça uma lista de materiais escolares necessários

Antes de ir realizar as compras de materiais escolares, veja quais os materiais do ano anterior que não foram usados ou podem ser reaproveitados, analise quais os materiais da lista precisam ser comprados no início do ano letivo e faça uma pesquisa de preços para escolher as melhores opções no quesito de custo benefício. Observando os preços a longo prazo é possível analisar quais as papelarias que oferecem as melhores gamas de marcas, valores e variedades.

✓Faça uma retomada das matérias antes do seu filho voltar para a escola

O período de férias é um período de descanso, porém também é um período para obter conhecimento. Mantenha o conteúdo fresco na memória da criança com brincadeiras, jogos educativos e desenhos que estimulem o processo cognitivo. Se seu filho é adolescente, leve-o em museus e faça com que ele se divirta com jogos como banco imobiliário e games virtuais que utilizem estratégia. Canais na internet que contem curiosidades na área da história e da ciência também são válidos para manter o aprendizado.

✓Ajude na organização do jovem com a escola

Arrumar o material na mochila, anotar na agenda os trabalhos, provas e tarefas… Essas são algumas funções que otimizam o desempenho escolar. Criar um mural para colocar matérias a serem praticadas e estipular horários durante o dia para o estudo irão melhorar o progresso do aluno e fazer com que a escola seja mais fácil e dinâmica.

✓Converse e faça com que o jovem/criança participe ativamente das preparações para o ano escolar

Realizar todos os preparativos melhora (e muito) o modo como o jovem iniciará o ano letivo, porém não o incluir nessa atmosfera não desperta o interesse dele pelos estudos, o que pode ser um grande problema. Além de levá-lo para fazer compras de materiais escolares, faça ele entender a necessidade de organização e se mostre animado para que ele também sinta importância em estudar, porém não coloque pressão, faça com seja leve e demonstre confiança no seu filho.

Nós do Colégio Pedro e Rafael nos comprometemos a garantir o melhor estudo para seu filho e o papel de criar uma boa relação entre aluno e escola. Desejamos que esses laços se estreitem e que os estudantes se sintam seguros e preparados para o próximo ano.

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Podcast Ensino Remoto

Nossas aulas remotas continuam e para mantermos a qualidade de ensino é importante contar com profissionais preparados e as melhores ferramentas online. Neste Podcast com

Contine Lendo »