Como proporcionar uma boa adaptação escolar para crianças?

A primeira vez na escola ou a mudança para uma escola nova podem ser momentos difíceis para a criança. Acostumada em um ambiente diferente, mesmo que próximo de casa e de familiares, a adaptação se torna desafiadora. Tudo acaba sendo novo: o ambiente, as regras, os colegas, professores, os horários para entrar e sair e as obrigações que se estendem para dentro de casa, como tarefas, trabalhos e estudos. A responsabilidade começará a ser mais presente na vida da criança e novas coisas terão um grau maior de importância, ajudando o pequeno a lidar com frustrações, erros, perdas e a entender valores que devem ter por toda a vida.

Mas como fazer desse momento essencial, porém turbulento, mais fácil para que a criança se adapte? E como lidar se ela não receber bem esse período de adaptação?

O mais importante é que os pais estejam presentes, orientem e ofereçam todo o suporte para que a criança passe por essa nova experiência. E tão importante quanto estar, é escolher uma escola que possa trazer segurança e confiança para que o pequeno possa desenvolver habilidades e se sinta acolhido entre os colaboradores do colégio e os coleguinhas de turma.

Esse novo período pode também afetar os pais e tornar o momento ainda mais difícil. Algumas dicas podem facilitar a relação do seu filho com a escola. Veja abaixo:

✓Converse: Tenha contato tanto com a escola, quanto com seu filho. Fale com os educadores, conheça o ambiente e fique à par das atividades e da rotina da criança nesse novo ambiente. É importante que os pais tenham tranquilidade com a nova escola e sintam que fizeram uma boa escolha. Ter todas as informações será necessário para dialogar com a criança e explicar que ela cresceu e que agora é positivo para ela que faça amiguinhos e aprenda coisas novas. Mostre como poderá ser estimulante e torne os momentos de comprar uniforme, materiais e conhecer a escola em momentos de descontração.

✓Esteja preparado: No início da adaptação pode ser algo comum que a criança se sinta desconfortável e por isso não queira permanecer no ambiente escolar. Esteja pronto para ir à escola caso surjam problemas.

✓Seja honesto: Levar a criança na escola e sair sem que ela perceba ou mentir para que ela se acalme pode ocasionar em uma visão negativa dessa nova etapa. Tente acalmá-la, porém sempre prezando pela honestidade.

✓Ajude, mas não ampare sempre: É fundamental que os pequenos aprendam a lidar com as próprias emoções, por isso ao invés de protegê-los de qualquer sentimento, parta para a conversa e explique o quanto essa adaptação será boa para todos.

✓Não passe insegurança: O período de adaptação escolar é complexo tanto para as crianças, quanto para os pais. Mesmo que seja difícil, busque não transparecer tristeza, insegurança e sofrimentos para os filhos. Eles precisam se sentir seguros nesse momento.

O Colégio Pedro e Rafael possui uma equipe de educadores capacitada para encarar o início da vida escolar das crianças e encontrar junto com os pais o melhor caminho de adaptação para os pequenos.