Alunos do Colégio Pedro e Rafael participam de lançamento de livro com Maurício de Sousa

No último final de semana, os alunos do Colégio Pedro e Rafael participaram do lançamento do novo livro de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, realizado no Campinas Shopping. “Narizinho Arrebitado” revive a clássica história “A Menina do Narizinho Arrebitado”, do escritor Monteiro Lobato, e faz parte do planejamento pedagógico de 2019 para os alunos do 3º ao 6º ano do ensino fundamental do colégio.

Durante o encontro, Maurício de Sousa conversou com os alunos e autografou 250 exemplares do novo livro, que serão disponibilizados aos estudantes. “É muito importante que as crianças tenham contato com a literatura e livros como os escritos por Maurício de Sousa, que resgatam histórias puramente brasileiras e com nosso folclore, são um incentivo muito rico”, ressalta o diretor pedagógico do colégio, Pedro Yamada.

Na obra, Maurício de Sousa ilustra a história de Lúcia, revivida por Magali, uma menina de sete anos, alegre, curiosa e com uma característica: o narizinho arrebitado. Em sua casa, localizada no Sítio do Picapau Amarelo, ela tem a companhia de duas senhoras, Tia Nastácia e Dona Benta, além de sua boneca de pano, batizada de Emília e “interpretada” pela Mônica. Após adormecer na beira de um rio, Lúcia é acordada por um peixe de fraque e cartola e vive uma série de aventuras subaquáticas no Reino das Águas Claras, com o objetivo de ajudar sua boneca a não perder a visão.

De forma lúdica e com a nova “roupagem”, o livro traz aos alunos lições como o respeito ao próximo e incentiva a autonomia das crianças, por exemplo. Pedrinho e os demais personagens que compõem a história completa do Sítio do Picapau Amarelo devem aparecer em próximas edições.

Domínio público

Desde o início de 2019, após os 70 anos da morte de Monteiro Lobato, a obra do escritor brasileiro passou a ser de domínio público e pode ser livre inspiração para novos livros, filmes e peças teatrais. Originalmente, a história sobre o Sítio do Picapau Amarelo tem uma coleção de 23 livros publicados originalmente entre 1921 e 1947. Ao todo, a obra de Lobato possui mais de 60 títulos para o público infantil e adulto.