Medo da matemática? Nunca mais!

Números, equações, fórmulas…quase sempre, o estudo da matemática desperta dúvidas e é temido por alguns alunos, principalmente a partir do ensino fundamental. Mas nem sempre precisa ser desta forma. Assim como a língua portuguesa, necessária para a nossa comunicação, a matemática também está presente em nossa vida prática e algumas mudanças podem ajudar nos estudos da disciplina e tornar o aprendizado mais divertido.

Nesse processo, a família tem papel fundamental para ajudar a criança a lidar melhor com certas dificuldades e aprender a gostar de verdade dessa área do conhecimento. Por isso, neste início de ano letivo o Colégio Pedro e Rafael preparou algumas dicas para você e seu filho:

• Sem pressão

Por ser considerada “mais difícil”, muitas vezes as crianças se sentem pressionadas a conseguir absorver todo o conteúdo de maneira rápida, mas nem sempre é assim. Cada um tem seu tempo e pode compreender o que é ensinado em sala de aula de outras formas. O importante é fazer com que o aluno tenha confiança em sua capacidade e entenda que não há vergonha em pedir ajuda aos pais, professores e até colegas quantas vezes forem necessárias.

• Resgate brincadeiras antigas

Algumas brincadeiras como ábaco, amarelinha e até o simples futebol podem ser divertidas e ao mesmo tempo lúdicas para o aprendizado de operações como soma, subtração, multiplicação e divisão, assim como noções de espaço, forma, tempo e medida. Quando associado a coisas que fazem parte do cotidiano, o conceito fica mais fácil de ser compreendido.

• Ajudando em casa

Assim como por meio das brincadeiras, a participação nas tarefas que parecem simples em casa podem estimular o raciocínio lógico das crianças. Se for pedido a ela ajuda para colocar a mesa para o jantar, por exemplo, ela precisará contar quantas são as pessoas da família. Parece óbvio, mas é um exercício legal para os pequenos.

• Brinque com dobraduras

Uma outra maneira de estimular o aprendizado é com o uso de dobraduras. Com um simples pedaço de papel, é possível aplicar os conceitos da geometria, por exemplo. Os origamis, técnica japonesa de dobrar e transformar papel em diversos objetos, pode ajudar nesse processo.

• Canais no YouTube

Como a internet e o universo dos Youtubers é bastante presente na vida dos jovens, eles também podem ser aliados na hora de aprender. No canal do Colégio Pedro e Rafael, no quadro Dica CPR os pais também encontram dicas sobre matemática e outras disciplinas. Além disso, existem diversos canais dedicados à matemática com professores que usam uma linguagem descomplicada e podem ser de fácil compreensão. Assistir a aula junto com a criança pode ser uma oportunidade de apoio e acompanhamento das atividades.