O que realmente importa no processo de formação de nossos filhos – notas ou aprendizagem?

Um dos momentos mais apreensivos do semestre é quando os estudantes mostram os boletins aos pais, que aguardam ansiosamente para ver o desempenho de seus filhos. As notas baixas frustram os professores, pais e alunos, do contrário, todos ficam orgulhosos e satisfeitos, com a certeza de que aprenderam todo conteúdo. Mas, o que é mais importante no processo de aprendizagem, notas ou aprendizado?

Antigamente, os professores usavam as notas para reforçar a sua autoridade e poder na sala de aula, bem como separar os alunos entre “melhores” e “piores”, mas esta prática é ineficaz, pois não contribui com o processo de aprendizado dos estudantes.

A família da Neuza Aparecida Machado, mãe da Maria Eduarda, estudante do 8º Ano do CPR, acredita que nota e conhecimento caminham juntos. “Valorizamos o conhecimento adquirido, pois a pessoa leva para a vida toda. Nota é consequência daquilo que foi absorvido”, comentou.

De fato, na área educacional, as notas servem como um dos indicadores para fazer melhorias no processo de ensino e aprendizagem, de maneira que os estudantes absorvam as competências fundamentais para a vida pessoal e profissional. Elas ajudam a traçar um diagnóstico para que o Colégio, pais e alunos consigam detectar dificuldades e encontrar soluções mais assertivas.

Mas a relação notas x conhecimento também serve de parâmetro fora da escola. Muitos processos de seleção para vestibulinhos, vestibulares e programas de estágios, por exemplo, levam em consideração as notas para a concessão de vagas. E isto causa inquietação para muitos pais.

“Fico muito preocupada com o critério de avaliação de vestibulinho, que leva em conta o currículo escolar”, disse Ana Carolina C. Sete, mãe dos alunos Eduardo (5º Ano) e Vinicius (8º Ano), que também concorda que o aprendizado é muito mais importante do que as notas, sendo elas consequências.

Por isso, desmembrar as notas do desempenho quando ambos são considerados complementares e usados para avaliar o desenvolvimento do aluno ao longo do ano e até mesmo fora da escola tem trazido bastante diálogo sobre o tema. Para a coordenadora pedagógica do CPR, Gislaine Mara de Oliveira, o processo de aprendizagem é muito importante e o Colégio se preocupa em saber se o aluno realmente aprendeu o conteúdo. “Entender este processo nem sempre é fácil, pois muitos acham que quanto maior a nota, mais o aluno sabe, e nem sempre é isso”, comentou.

Um dos desafios das instituições de ensino e professores é elaborar instrumentos coerentes para avaliar o aprendizado adquirido pelo estudante. Neste sentido, conhecer os perfis dos alunos é importante para acompanhar a sua caminhada escolar, uma preocupação e prática no CPR.

De qualquer maneira, a orientação que deixamos é que os alunos aproveitem as aulas, estudem e aprendam os conteúdos, tendo em mente que estes conhecimentos serão exigidos em vários momentos de sua vida. O ato de decorar para fazer as provas, por exemplo, pode ajudá-los a tirar boas notas, mas não necessariamente garante o domínio de determinado assunto a longo prazo. Pensem nisso!

Adolescência

Você é um “cringe”?

Há semanas a palavra “cringe” apareceu com muita frequência nas redes sociais e ganhou força no rol do vocabulário digital. Embora haja discussões sobre a

Podcast