Educação Infantil: Saber escolher a escola faz uma enorme diferença

Escolher a escola do seu filho é uma tarefa de grande responsabilidade, não é mesmo? Pois sabemos que a Educação Infantil é a base para o conhecimento e o início de uma trajetória escolar de sucesso. Nesses primeiros anos são formados importantes valores que serão carregados até a vida adulta, por isso, é preciso eliminar todas as dúvidas na hora de decidir qual é a melhor escola para matricular o seu filho.

Um ponto que deve ter maior atenção é saber se a instituição segue os mesmos princípios que você acredita e ensina para a criança em casa, para que não haja nenhum conflito de cultura e ideais. É nessa etapa que o aluno tem os primeiros contatos fora do ambiente familiar, lidando com outras crianças, tendo uma maior percepção do que está a sua volta e construindo a própria identidade.

Vamos ver algumas dicas do que precisa ser observado na hora de escolher em quem confiar a educação de seu filho:

Planejamento Pedagógico: O conteúdo programático é essencial para esclarecer sobre o que será apresentado ao aluno durante o ano letivo, incluindo o material didático que será utilizado.

Infraestrutura: Esse será o segundo lugar onde a criança passará mais tempo, ficando atrás apenas de seus lares. Por isso é importante que o ambiente escolar seja favorável para o desenvolvimento saudável.

Segurança: A escola deve garantir a segurança em todo o período dentro da instituição, bem como, a proteção na entrada e saída dos alunos.

Alimentação: O cardápio oferecido precisa conter dietas equilibradas e que sejam adequadas a cada idade. Uma boa alimentação é fundamental para um rendimento de qualidade.

Como já foi comprovado em diversas pesquisas, bebês e crianças possuem uma ótima capacidade de assimilação e desenvolvimento e suas experiências com a educação influenciam diretamente em seu comportamento, por isso é importante que o ambiente estimule todos os dias o aumento de suas habilidades cognitivas e motoras. Ou seja, quanto melhores forem as condições oferecidas pela escola, mais completo será o desenvolvimento do aluno ao longo da carreira escolar.

O Colégio Pedro e Rafael, em Campinas conta com uma equipe de profissionais extremamente qualificada que oferece o acompanhamento adequado para os pequenos. Na Educação Infantil, período que abrange dos 3 aos 5 anos de idade, os alunos do Colégio aprimoram suas linguagens, identidades e passam a ter noções de matemática, natureza, sociedade e educação socioemocional pelo programa Escola da Inteligência, do educador Augusto Cury. Nessa fase, as crianças ainda podem frequentar as aulas extras de futebol, balé e musicalização, além de dar início ao conhecimento da língua inglesa. As aulas para essa turminha são oferecidas em diversos períodos: manhã, tarde, integral e semi-integral.