Entenda a importância da educação financeira infantil

A educação financeira tem se tornado um tema cada vez mais discutido entre as famílias, mas muitas ainda possuem dúvidas sobre como e quando iniciar o assunto entre as crianças. Esse processo pode começar por volta dos 3 anos de idade, quando os pequenos já percebem que o dinheiro é necessário para receber algumas coisas. É a partir desse momento que deve ser mostrado que os serviços e bens são trocados por ele e também que ele é conquistado por meio do trabalho.

Por isso, quanto mais cedo for apresentada para a criança a melhor maneira de lidar com o dinheiro, melhor será seu aprendizado de como poupar e gastar com sabedoria. Alguns pais ainda acreditam que dinheiro não é assunto de criança, e que elas devem se preocupar apenas com os estudos para que futuramente se tornem adultos bem-sucedidos, porém, esse também é um tema que elas precisam estar por dentro quando chegarem lá.

Aqui no Colégio Pedro e Rafael, os alunos do Pré aos Anos Finais irão contar, a partir de 2021, com aulas de educação financeira do programa Gênio das Finanças. O objetivo é prepará-los para os desafios desde cedo, de forma prática, com escolhas mais inteligentes baseadas na psicologia e economia. Durante as atividades, as crianças vão adquirir conhecimentos de como resolver problemas e tomar decisões autônomas baseadas na mudança de atitude; consumir e poupar de modo ético, consciente e responsável; planejar em curto, médio e longo prazo; ter uma postura criativa e empreendedora e a desenvolver a cultura da prevenção.

Em casa, com noções básicas de matemática e situações do dia a dia, também é possível ensinar para o pequeno o valor do dinheiro. Confira!

• Não tenha receio de falar de dinheiro com seus filhos;
  • Sempre que possível mostre para a criança como você lida com as finanças da casa;
  • Ensine a diferença entre querer e realmente precisar;
  • Incentive o uso de um cofrinho;
  • Anote seus gastos em uma planilha ou em um simples caderninho.

Pense nisso, inclua as crianças quando o assunto for dinheiro e torne seus filhos indivíduos mais conscientes e responsáveis!