O papel da robótica no aprendizado

Quando falamos em robótica, é normal pensarmos em soluções futurísticas e em robôs que são capazes de fazer diversas atividades do nosso cotidiano sozinhos. Claro, que tecnologias como essas já estão presentes em nossa sociedade, mas, você sabia que a robótica também é utilizada para melhorar o aprendizado e desempenho das crianças? Ao contrário do que muitos pensam, a robótica não está ligada somente aos cientistas ou engenheiros super inteligentes, mas principalmente, ao estimulo de diversas habilidades.

O ensino da robótica no âmbito escolar vem se tornando uma ciência interdisciplinar que oferece uma série de benefícios à criança, como o estimulo do raciocínio logico, da criatividade e do trabalho em grupo, além do uso do método STEAM – sigla em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em que o aluno tem à disposição ferramentas que possibilitam a aprendizagem através de projetos em uma abordagem diferenciada.

Por meio de aulas práticas e divertidas, o aluno é estimulado a buscar soluções para questões propostas pelo professor. Neste momento, a criança passa a desenvolver o raciocínio lógico para encarar e resolver problemas de forma criativa, inovadora e eficiente. Quando oportunidades assim são dadas a um aluno, ele desenvolve um nível de autoconfiança, em que se sente capaz e seguro em expor suas ideias, habilidade que, segundo especialistas, melhora também o desempenho em outras disciplinas.

A robótica educacional além proporcionar melhores formas de aprendizado, integrar essas novas tecnologias de forma saudável no dia a dia do aluno, auxilia no desenvolvimento das relações interpessoais, fortalecendo o trabalho em equipe, o planejamento e a cooperação na tomada de decisões.

Além de preparar os pequenos para o mundo digital, as aulas de robótica também capacitam o aluno para o mercado de trabalho. Com a tecnologia avançando cada vez rápido, é importante que as crianças aprendam a lidar com o mundo tecnológico de forma produtiva desde cedo.

E aqui no CPR educação e tecnologia caminham juntos. Em parceria com a Viamaker Education proporcionamos aos nossos alunos uma aprendizagem dinâmica, interativa e estimulante, para que desenvolvam sua capacidade de criar soluções e resolver questões do dia a dia.

 

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...