O mundo está vivendo um período crítico por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). É preciso ter responsabilidade coletiva e pensar na saúde e bem estar das pessoas que amamos. Mesmo que as crianças não façam parte do grupo de risco, elas podem se contaminar e colaborar para a transmissão do vírus. Por isso, suspender as aulas, tem sido uma das medidas adotadas para evitar aglomerações e a disseminação do vírus.
Com alguns pais também em home office, é um excelente momento para estreitar os laços afetivos. Mas sabemos que entreter os pequenos requer muita imaginação, criatividade e conhecimento, por isso, listamos aqui, algumas atividades que podem ser feitas com a família, para estimular o aprendizado brincando e também praticar a educação socioemocional em casa.
Atividades artísticas
Pinturas, desenhos, esculturas, músicas e teatro são algumas das atividades que podem ser realizadas em casa, que além de serem muito divertidas e prazerosas, estimulam os diferentes sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar), contribuindo para o desenvolvimento socioemocional, motor e cognitivo da criança. Esse tipo de atividade também favorece a concentração, o autoconhecimento e promove a construção da identidade da criança, que aprende a ser ela mesma, a tomar decisões e a se expressar.
Jogos educativos
Apostar em quebra-cabeça e em jogos de memória, são atividades que desenvolvem o raciocínio, a concentração e a socialização em grupo. Para também auxiliar no aprendizado e compensar os dias em casa, é importante pensar em jogos que contenham números e palavras do alfabeto.
Investir em materiais educativos
Trabalhar junto com as crianças o uso de materiais educativos, como livros e jogos, são uma forma de estimular as habilidades socioemocionais dos pequenos enquanto se divertem. Essas atividades permitem, por exemplo, que as crianças façam analogias entre as histórias que são contadas e as situações vivenciadas no seu cotidiano, de modo a espelharem-se nas ações positivas dos personagens.
Atividades lúdicas
Jogos de mesa e tabuleiro, dominó, telefone sem fio, trava línguas e brincadeiras cantadas, são algumas das atividades que possibilitam às crianças a entenderem regras e formas de relações sociais. Conhecimentos que são essenciais para o desenvolvimento do autocontrole e da capacidade para gerenciar e resolver problemas.
Para os mais pequenininhos, a sugestão é fazer atividades que estimulem os sentidos, como por exemplo, brincar com massinhas, jogos de encaixe por formas e cores, esconde-esconde, teatrinho de fantoches ou dedoches e jogos com bolinhas, como por exemplo o mini boliche.
Trabalhar a metodologia da Escola da Inteligência em casa, contribui para a interação da família, abrindo oportunidades para infinitos diálogos e contribuindo para uma relação de confiança e fortalecimento da empatia.