Coronavírus – Confira algumas atividades para fazer com as crianças em casa

O mundo está vivendo um período crítico por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). É preciso ter responsabilidade coletiva e pensar na saúde e bem estar das pessoas que amamos. Mesmo que as crianças não façam parte do grupo de risco, elas podem se contaminar e colaborar para a transmissão do vírus. Por isso, suspender as aulas, tem sido uma das medidas adotadas para evitar aglomerações e a disseminação do vírus.

Com alguns pais também em home office, é um excelente momento para estreitar os laços afetivos. Mas sabemos que entreter os pequenos requer muita imaginação, criatividade e conhecimento, por isso, listamos aqui, algumas atividades que podem ser feitas com a família, para estimular o aprendizado brincando e também praticar a educação socioemocional em casa.

Atividades artísticas

Pinturas, desenhos, esculturas, músicas e teatro são algumas das atividades que podem ser realizadas em casa, que além de serem muito divertidas e prazerosas, estimulam os diferentes sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar), contribuindo para o desenvolvimento socioemocional, motor e cognitivo da criança. Esse tipo de atividade também favorece a concentração, o autoconhecimento e promove a construção da identidade da criança, que aprende a ser ela mesma, a tomar decisões e a se expressar.

Jogos educativos

Apostar em quebra-cabeça e em jogos de memória, são atividades que desenvolvem o raciocínio, a concentração e a socialização em grupo. Para também auxiliar no aprendizado e compensar os dias em casa, é importante pensar em jogos que contenham números e palavras do alfabeto.

Investir em materiais educativos

Trabalhar junto com as crianças o uso de materiais educativos, como livros e jogos, são uma forma de estimular as habilidades socioemocionais dos pequenos enquanto se divertem. Essas atividades permitem, por exemplo, que as crianças façam analogias entre as histórias que são contadas e as situações vivenciadas no seu cotidiano, de modo a espelharem-se nas ações positivas dos personagens.

Atividades lúdicas

Jogos de mesa e tabuleiro, dominó, telefone sem fio, trava línguas e brincadeiras cantadas, são algumas das atividades que possibilitam às crianças a entenderem regras e formas de relações sociais. Conhecimentos que são essenciais para o desenvolvimento do autocontrole e da capacidade para gerenciar e resolver problemas.

Para os mais pequenininhos, a sugestão é fazer atividades que estimulem os sentidos, como por exemplo, brincar com massinhas, jogos de encaixe por formas e cores, esconde-esconde, teatrinho de fantoches ou dedoches e jogos com bolinhas, como por exemplo o mini boliche.

Trabalhar a metodologia da Escola da Inteligência em casa, contribui para a interação da família, abrindo oportunidades para infinitos diálogos e contribuindo para uma relação de confiança e fortalecimento da empatia.

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Adolescência

Você é um “cringe”?

Há semanas a palavra “cringe” apareceu com muita frequência nas redes sociais e ganhou força no rol do vocabulário digital. Embora haja discussões sobre a

Contine Lendo »
Podcast

Podcast Ensino Remoto

Nossas aulas remotas continuam e para mantermos a qualidade de ensino é importante contar com profissionais preparados e as melhores ferramentas online. Neste Podcast com

Contine Lendo »