Importância da horta na escola para o aprendizado das crianças

Ir além das salas de aula físicas ou online, vivenciar a prática, desenvolver habilidades técnicas, emocionais, cognitivas e sensoriais, parece até introdução de um tema de alta complexidade, certo? Mas, não, estamos falando de uma hora na escola. Sim, isso mesmo, terra, sementes, água e muito amor.

Ao proporcionar essa experiência para os alunos de cuidar da horta, o Colégio Pedro e Rafael avança para além do básico e oferece diversos benefícios para o aprendizado das crianças. “Existe algo melhor do que ver as mãozinhas das crianças mexendo na terra?”, se pergunta, Tia Rosa, mantenedora do CPR. E a resposta, é acompanhada por um riso largo de quem ama ver o desenvolvimento das crianças.

Durante o processo de contato direto com hortaliças e legumes, os alunos aprendem sobre o respeito à natureza, o meio ambiente, o uso responsável dos recursos naturais e sobre a ingestão de produtos saudáveis.

Rompendo a fronteira do colégio, as crianças com esse tipo de experiência irão disseminar os conceitos para seus pais, parentes, amigos e têm mais condições de tornarem-se adultos conscientes sobre manejo e vida mais saudável.
Portanto, se alguém te perguntar sobre alguns benefícios e importância de uma horta no aprendizado das crianças, lembre-se:

• Interação social;
• Produção e ingestão de alimentos saudáveis;
• Convívio com a natureza;
• Teoria atrelada à prática;
• E resultados visíveis.

A foto utilizada nesta postagem é real, no Colégio Pedro e Rafael.

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Dia das mães

Dia das Mães, e agora?

Qual presente comprar? Onde encontrar opções e melhores preços? Qual é mesmo perfume que ela gosta? “Xiii” (sic) que mesmice, hein?! Sim, é isso que

Contine Lendo »