Fim de férias e a hora de voltar à rotina

As férias chegaram ao fim. Depois de um período de descanso para o corpo e a mente, é hora de arrumar a mochila de novo e encarar um segundo semestre cheio de novos aprendizados e desafios!

Para ajudar nossos alunos e os pais a retomarem o ritmo, nós separamos algumas dicas para esse momento que podem contribuir para a vida toda!

1 – Sono e alimentação
Boas horas de sono e uma alimentação equilibrada proporcionam, além de muita disposição no dia seguinte, a melhora do aprendizado para as crianças. Por isso, busque comer alimentos mais leves à noite e saudáveis na maior parte dos dias, deixando aquele hambúrguer ou batatinha frita apenas para o final de semana, além de dormir mais cedo para que o corpo volte ao ritmo.

2 – Organização
Pela manhã, principalmente para quem precisa acordar mais cedo, a quantidade de tarefas realizadas pode atrapalhar e fazer com que você se atrase. Portanto, tente deixar o máximo de coisas adiantadas desde o dia anterior, como separar o uniforme, arrumar a mochila e preparar a lancheira, por exemplo.

3 – Tecnologia
Alguns aplicativos também podem ajudar na organização da rotina e outros, na compra de materiais que sejam necessários para a retomada das atividades na escola. No Buscapé, por exemplo, você consegue comparar preços entre lojas e optar pelo mais em conta, além do Todoist, ferramenta que gerencia e lista as tarefas que devem ser realizadas durante o dia.

4 – Emocional
Algumas crianças sofrem mais que as outras no início da vida escolar ou mesmo com a volta após um período de férias, por isso, vale um apoio emocional e entendimento dessa situação.
Uma atitude simples e que pode amenizar essa fase pode ser a participação da família com um desenho, cartinha ou uma foto. Os pais e irmãos podem dar à criança algo que a faça lembrar deles, como um objeto de transição. É uma forma de fazer com que ela se sinta lembrada e saiba que pode buscar apoio naquilo quando sentir saudades.

5 -Tempo junto
Independente da rotina, da volta às aulas, ao trabalho e tudo o que faz parte da nossa vida, priorize sempre os momentos em família. Às vezes, os pais ficam cheios de afazeres e as crianças com tarefas, cursos, entre outras coisas, mas a conexão deve ser sempre a base para que todos passem por tudo juntos. O vínculo é saudável e vale de tudo: filme no fim do dia, histórias antes de dormir, domingo no parque…o que fizer você felizes!

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...