Férias escolares: como manter a rotina de estudos durante o descanso

As férias escolares chegaram, tempo em que as crianças e adolescentes descansam e aproveitam para viajar ou até dedicam mais tempo ao videogame, celular e tantas outras coisas que eles adoram fazer. Mas, apesar do mês fora da escola, é possível manter uma rotina equilibrada de estudos para que o hábito não se perca e as lições aprendidas na escola não fujam da memória.

Por ser um período em que os alunos se veem mais livres, esse pode ser um momento de recuperação das matérias em que há mais dificuldade, por exemplo, além de terem mais tempo para aquelas leituras atrasadas ou interação com os amigos. Para organizar os estudos durante as férias, separamos 7 dicas que podem ajudar os alunos a curtirem o descanso, mas sem deixar os estudos de lado.

1 – ORGANIZE SUA AGENDA
Sempre vai existir algo mais divertido para fazer, no entanto, é preciso manter o foco e organizar o seu dia. Agora que você tem mais tempo livre, organize um horário para que você revise os conteúdos ou tente aprender coisas novas. Pode ser uma ou duas horas do seu dia, desde que esse tempo seja parte da sua rotina. Lembre-se do nosso hábito 3: faça primeiro o mais importante.

2 – LUGAR TRANQUILO
Para estudar em casa, é preciso ter um lugar tranquilo onde você possa se concentrar, de preferência com uma boa iluminação e sem equipamentos eletrônicos como televisão ou celular.

3 – CUIDE DA SUA SAÚDE
Seu bem-estar físico e mental fazem parte desse processo e precisa estar equilibrado. As férias, inclusive, são uma boa oportunidade para isso, desde que você aproveite o tempo a mais para continuar cuidando de si mesmo. Mantenha uma alimentação equilibrada, durma bem e continue praticando atividades físicas.

4 – APROVEITE AS OPORTUNIDADES
Caso você vá viajar, aproveite o tempo com a família e os amigos, mas também busque ver vídeos ou até atividades alternativas como visitas a museus, exposições e peças de teatro, além de ler histórias em quadrinhos, por exemplo.

5 – TRANSFORME CONTEÚDO EM BRINCADEIRA
Se você morar perto dos seus colegas de escola ou tem familiares da mesma idade, transforme o conteúdo estudado por vocês no primeiro semestre em peças de teatros ou apresentações musicais! Pode ser uma ótima forma de revisão das matérias, fazendo com que vocês aprendam juntos e absorvam ainda mais os conteúdos.

6 – TRABALHE OUTRAS HABILIDADES
Exercícios de lógica e concentração podem ser ótimos aliados para o desenvolvimento dessas capacidades, que podem ajudar, por exemplo, em matérias como matemática.

7 – PREPARE A SUA VOLTA
Alguns dias antes da volta às aulas, separe e organize o seu material e uniforme escolar. Isso vai te ajudar na preparação dessa retomada de rotina e te deixar animado para a próxima fase nos estudos.

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...