Educação pós-pandemia: afinal, o que esperar do futuro?

Com a descoberta do novo coronavírus no início deste ano, os profissionais da área da educação tiveram que se reinventar e buscar uma nova forma de continuar desempenhando o seu importante papel no desenvolvimento e aprendizado das crianças e adolescentes. O trabalho, que antes era realizado dentro da sala de aula, passou então a ser ministrado no ambiente digital, por meio de aulas online, um novo desafio para alunos, pais e professores.

Essa transição pegou a todos de surpresa e uma das barreiras dessa migração para o universo digital foi a falta de conhecimento das ferramentas de Ensino a Distância (EAD). Outra preocupação nesse período de pandemia foi com a questão emocional dos alunos e familiares, já que o cenário é propício para o aumento de angústias, medos e inseguranças.

O futuro ainda é incerto mas a certeza que temos é de que a voltas às aulas será um novo marco, um período de adaptação no qual todos precisam estar em sintonia. Aqui no CPR, valorizamos a parceria entre escola e família, para que juntos possamos dar todo o suporte necessário aos alunos nesse período pós-pandemia.

Um dos diferenciais do Colégio, que será muito importante nesse momento, é o Programa Escola da Inteligência, que atua com o propósito de promover a melhoria de aspectos emocionais, cognitivos e sociais dos alunos e também ajuda as famílias no crescimento emocional dos seus filhos, fazendo com que se tornem adultos cada vez mais preparados para os desafios da vida.

Confira algumas dicas adotadas para contribuir com essa fase de adaptação para que o retorno seja seguro para todos:

  • uso de máscaras e álcool em gel dentro e fora da sala de aula;
  • horários diferentes para intervalos, a fim de evitar aglomerações;
  • suspensão de grandes reuniões;
  • orientação para as crianças evitarem determinadas brincadeiras.
  • higienização frequente das mãos e dos objetos pessoais;
  • aconselhamento para evitar contato físico;
  • distanciamento entre cadeiras e mesas.

De acordo com especialistas o desafio que as instituições de ensino enfrentarão de agora em diante será de manter um equilíbrio entre as aulas presenciais e o uso de ferramentas tecnológicas. Essa integração entre o mundo presencial e o ambiente digital farão parte da educação do futuro e para o mundo “pós pandemia” melhor, precisamos sempre da participação de todos!

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Adolescência

Você é um “cringe”?

Há semanas a palavra “cringe” apareceu com muita frequência nas redes sociais e ganhou força no rol do vocabulário digital. Embora haja discussões sobre a

Contine Lendo »

Podcast Ensino Remoto

Nossas aulas remotas continuam e para mantermos a qualidade de ensino é importante contar com profissionais preparados e as melhores ferramentas online. Neste Podcast com

Contine Lendo »