É verdade que dar mamadeira à noite ajuda o bebê a dormir?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes que passam pela cabeça das mamães de primeira viagem, porém, se trata de mais um mito. Segundo especialistas o que define se um bebê vai dormir a noite toda ou não, é a maturidade do organismo dele, não a alimentação que ele recebe ao fim do dia.

A mamadeira acaba sendo uma opção mais fácil para o bebê, pois assim ele não precisa fazer força. Vale lembrar que nesse processo a musculatura não é estimulada corretamente, fazendo com que pouco a pouco, ele perca o interesse pelo peito. Ou seja, dar uma mamadeira antes de dormir não é garantia nenhuma de que o bebê dormirá mais tempo.

O sono de cada um é individual e depende das rotinas pré-estabelecidas. Um dos fatores mais importantes que ajudam o bebê na hora de dormir, é que seja criada uma rotina diária acompanhada de um ambiente propício. O quarto da criança deve estar escuro e com uma temperatura agradável.

É preciso compreender que nem sempre é por fome que o bebê desperta ao longo da noite, ele precisa de carinho, tem a necessidade de sentir-se seguro, saber que a mãe está por perto, como sempre esteve enquanto ele estava em sua barriga. Recentes pesquisas ressaltam que o leite materno é produzido sob demanda para o bebê, ou seja, quanto mais ele mama, mais leite o organismo produz.

Contudo interromper as mamadas, substituindo por mamadeira, na expectativa de que a criança durma mais, não funciona. Pelo contrário, contribui para o desmame precoce do seu filho.

Confira algumas dicas que podem ajudar na hora do sono:

  • Faça do sono uma prioridade;
  • Estabeleça uma rotina;
  • Coloque o bebê na cama acordado;
  • Entenda o ciclo do sono do bebê.

Outro equívoco muito frequente é dizer que se o bebê dormir muito durante o dia, ele não dormirá a noite. O ciclo do sono infantil é diferente do adulto, por isso ele necessita de mais horas de sono.

O Colégio Pedro e Rafael, em Campinas | SP, oferece um ambiente aconchegante para os cuidados e educação do seu bebê, além do carinho e toda atenção das profissionais berçaristas.

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

CPR na Comunidade

Matrícula Solidária CPR 2023

A quarta edição do Matrícula Solidária está ativa no Colégio Pedro e Rafael (CPR). Desde quinta, dia 12 de janeiro, metade do valor de cada matrícula efetivada do Berçário ao 1° do Ensino Médio serão

Continue Lendo »