É tempo de festa junina, sô!

O mês de junho está chegando e com ele as tradicionais festas juninas. Mas você sabe como essa comemoração surgiu?
As festas acontecem desde os tempos antigos, entre os povos celtas e egípcios, que aproveitavam o solstício de verão, que marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, para pedir fartura às colheitas.
Mais tarde, nas crenças cristãs essas comemorações passaram a homenagear três santos católicos: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro.
No Brasil, essa época do ano marca o início do inverno e antes mesmo da chegada dos portugueses, os índios já dedicavam esse período à celebrações ligadas à agricultura, comemoravam com músicas, danças e diversidade de comida.
A relação com a vida caipira reflete a maioria da sociedade brasileira até meados do século 20, quando mais da metade da população vivia em áreas rurais.
E o Colégio Pedro e Rafael não vai ficar de fora dessa época tão importante. Nosso arraial acontecerá no dia 15 de junho, das 10h30 às 18h no Lion Eventos, (rua Antônio Nunes dos Santos, 121, Jardim Pacaembu, em Campinas).

Comidas típicas
Junho é a época da colheita de milho, por isso grande parte do cardápio é feito a partir dele, com pratos como pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, entre tantos outros. Mas além do cereal, receitas como arroz doce, bolo de amendoim, pinhão, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão e batata doce também fazem a alegria de quem aprecia essas preparações.

Tradições
Além das danças de quadrilhas, as fogueiras costumam ser o centro das atenções em algumas festas. Mas é preciso cuidado, ok? Os fogos de artifício hoje em dia, são raros, afinal o barulho pode atrapalhar o bem-estar de crianças e idosos e assustar animais.

Então, não se esqueça! No dia 15 de junho, das 10h30 às 18h, pegue sua botina e a camisa xadrez para aproveitar a festa junina do CPR! Vai ser no Lions Eventos (rua Antônio Nunes dos Santos, 121, Jardim Pacaembu, em Campinas).
Nos vemos lá!

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...