Dicas ajudam na hora de voltar às aulas e manter rotina de estudos durante o ano

As festas de final de ano chegaram ao fim e, com elas, as férias. Período de descanso terminando, é hora de começar a pensar na volta às aulas, fase de novidades e que sempre é muito esperada por pais e alunos.

Momento conhecido para alguns, mas novidade para outros. Seja um aluno “veterano” ou “novato”, com as dicas certas pode ficar mais fácil segurar a expectativa para encarar os novos desafios e aprendizados que estão chegando.

Organize seus materiais
Cadernos e livros novinhos são uma delícia, não é mesmo? Alguns materiais como esses precisam ser adquiridos anualmente, mas outros como conjuntos de lápis de colorir, réguas, estojos e até mochilas podem ser reaproveitados. Antes de iniciar o ano letivo, organize seus materiais, veja o que pode ser reaproveitado e até doado para outras crianças, se for o caso, e compre apenas o que for realmente necessário. Educação financeira também é um aprendizado diário!

Recomece a rotina
Durante as férias, é comum que as crianças durmam até mais tarde ou vão para a cama depois do horário normal, não é mesmo? Para evitar problemas com a rotina, principalmente para quem estuda pela manhã, o ideal é que se tente iniciar a rotina com horários uma semana antes da volta às aulas. Assim, o corpo vai se acostumando com o novo ritmo e fica mais fácil aprender durante as aulas.

Tenha metas
Depois que as aulas começarem, estabeleça metas de estudos ou atividades para serem realizadas durante o dia, como por exemplo, revisar o conteúdo do dia por uma hora sempre depois que chegar em casa. Esse tipo de hábito ajuda a memorizar as tarefas de sala de aula e faz com que as crianças estudem um pouco a cada dia, reforçando o que foi ensinado na escola.

Seja positivo
Começar o ano com pensamentos e atitudes positivas pode tornar tudo mais fácil, uma vez que encarar a vida dessa forma faz com que os problemas pareçam menores. Se você tem dificuldade em alguma matéria específica, tente encará-la de uma forma diferente, sem dizer a todo momento “eu não consigo aprender isso”. Peça ajuda, tire dúvidas e conte com o apoio dos professores, amigos e familiares para compreender o conteúdo. Vai dar tudo certo!

Cuide da alimentação
Comer bem e estar atento com a sua hidratação pode fazer a diferença na hora de aprender, por isso, faça sempre refeições balanceadas e inclua frutas em seu cardápio. Sabia que tomates, uvas e morangos podem ser benéficos para a memória?

Divirta-se
Além de toda a rotina de estudos, tenha sempre momentos de diversão! Pode ser em casa, com jogos de tabuleiro ou videogame, assim como em brincadeiras ao ar livre com os amigos. Brincar, dividir e dar muitas risadas também fazem parte de uma vida equilibrada!

E você, está contando os dias para a volta às aulas?