Como ter um cronograma para estudar em casa

Para muitos estudar é sinônimo de obrigação e chatice. Para outros, significa dedicação extrema, horas e horas sob os livros. Mas, existe o meio termo para isso: o cronograma de estudos.

Repassar todos os temas, todos os dias, sem dúvida é maçante, cansativo e pode não gerar o resultado esperado, o aprendizado. E, é por isso, que preparamos aqui algumas dicas para você conhecer sua rotina, adaptar-se a ela e incluir os estudos de forma organizada nos seus dias, o horário inverso ao convencional nos colégios, por exemplo.

• Defina prioridades
Em qual disciplina ou assunto está sua maior dificuldade? Conheça e saiba onde atacar primeiro. Dê foco e seja pontual. O exercício de estudar é uma prática que exige rotina.

• Defina horários
O dia vai continuar tendo 24 horas, você precisa dormir de 6h a 8h por noite, e tem outros afazeres, sim, sabemos disso. Mas, com programação, será possível criar uma agenda, definir horários de estudos, temas que se diversifiquem entre si e criar uma nova rotina.

• Tenha um local para estudar
Um ambiente silencioso, bem iluminado e calmo, favorecem o nível de atenção durante os estudos. Escolha um local no seu lar e no horário definido, faça seus estudos.

• Respeite as pausas
Estudou uma hora sem parar? Que tal uma pausa?! Isso mesmo, é produtivo fazer pausas curtas e depois retomar. Oxigene seu cérebro e volte com mais ânimo. Aproveite para se hidratar, água faz bem e, provavelmente, você não bebe o suficiente (assim como a maioria de nós).

• Tenha recompensas
Toda vitória merece comemoração. Então, se conseguir atingir sua meta de estudos, permita-se a ter pequenas comemorações, seja ela um sorvete ou um passeio no parque com seu animal de estimação. Momentos de lazer favorecem a absorção.

Gostou desta leitura? Conte para nós e deixe também suas dicas de estudos em casa.

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Dia das mães

Dia das Mães, e agora?

Qual presente comprar? Onde encontrar opções e melhores preços? Qual é mesmo perfume que ela gosta? “Xiii” (sic) que mesmice, hein?! Sim, é isso que

Contine Lendo »