Estabelecer relações é um ensinamento para a vida. Não há como desvencilhar o modo como nos relacionamos de uma vida e, consequentemente, do aprendizado. Portanto, isso nos sinaliza a importância de valorizar e treinar esta habilidade desde cedo.
Relacionamento existe sem afetividade, mas não existe afetividade sem relacionamento. Por isso, desde cedo, em casa, as crianças precisam do apoio e da afetividade dos pais para criarem laços e conexões que estarão em desenvolvimento ao longo de toda a vida. É importante lembrar que a partir deste sentimento o convencimento e o envolvimento melhoram.
Dentro de casa, o estímulo aos estudos e sua valorização, por exemplo, começam com o diálogo entre pais e filhos. “O ambiente onde somos educados, criados, influencia diretamente em quem somos e percebemos isso no cotidiano. Aqui no Colégio nós estabelecemos conexões com os alunos para que eles se envolvam nos estudos e acreditamos que esta filosofia irá formar melhores cidadãos”, explica Pedro Yamada, diretor pedagógico do Colégio Pedro e Rafael.
Educar crianças e adolescentes para que respeitem e tenham afeto, interferirão em dias no futuro em que a sensibilidade será capaz de melhorar análises e tomadas de decisão.