Uma dúvida frequente que passa pela cabeça de muitos pais, é sobre o que colocar na lancheira de seus filhos. Preparar uma refeição saudável, de maneira prática, equilibrada e nutritiva ao mesmo tempo pode não parecer uma tarefa fácil, mas é bem mais simples do que você possa imaginar.
Nutricionistas orientam que o mais importante no preparo do lanche é fazer a combinação dos três grupos alimentares, que são eles, construtores: (proteínas como queijos, iogurtes, leite e carnes, podendo usar o atum e o frango, por exemplo), reguladores: (frutas, legumes e verduras) e energéticos: (carboidratos, como pães, biscoitos e bolos.)
Especialistas recomendam que os pais evitem que as crianças consumam com frequência produtos industrializados como salgadinhos, bolachas, suco de caixinha e refrigerantes. Esse tipo de alimento pode acarretar em graves problemas de saúde a longo prazo, como diabetes, obesidade e hipertensão.
Uma das alternativas para ajudar a criança se alimentar melhor, é fazer com que ela ajude na escolha do que vai no seu lanche. Apresente um leque de opções e deixe que ela decida o que melhor agrada o seu paladar, fuja do convencional, nas frutas por exemplo, muitos pais acabam cometendo o erro de não variar e escolhem sempre a maçã e a banana, devido a praticidade, o que acaba se tornando enjoativo.
Aposte na variedade, mamão, melão, manga, morangos, entre outras frutas da estação, são ótimas opções para incrementar o cardápio. É importante ressaltar que o que vai na lancheira é apenas uma alimentação complementar e não deve substituir qualquer outro tipo de refeição, como café da manhã ou almoço.
Confira algumas dicas para tornar a hora do lanche mais atraente:
- Leve a criança as compras com você (assim ela escolhe os alimentos que quer na sua lancheira);
- Monte cardápios atrativos (os pequenos também comem com os olhos);
- Aposte na diversidade;
- Fuja dos produtos industrializados;
- Abuse das frutas e sucos naturais;
- Introduza na alimentação produtos integrais.
Alimentação saudável é um hábito que deve ser iniciado em casa. Juntamente com os pais, as instituições de ensino também são responsáveis para que se alimentar bem seja rotina na vida da criança. O Colégio Pedro e Rafael, em Campinas| SP oferece uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas, para que a criança desenvolva plenamente a sua capacidade motora e cognitiva.