Como incentivar a independência entre as crianças

Estimular as crianças a serem mais independentes é um grande desafio para elas, mas também para as famílias, afinal, é difícil identificar em quais situações estão exercendo a superproteção. No dia a dia, os adultos acabam impedindo que os pequenos realizem certas tarefas por simplesmente não acreditarem na sua capacidade ou duvidarem que já estão na idade de desempenhar determinada função.

As crianças precisam desse estímulo e tem capacidade para aprender com diversos tipos de situações. Estudos nos mostram que crianças que são estimuladas a ter uma maior autonomia sobre si desde os primeiros anos, se tornam pessoas mais proativas e com um estado emocional mais maduro.

A criança independente vai saber lidar com mais facilidade com suas frustrações e também com as escolhas importantes que precisará tomar ao longo da adolescência e vida adulta. Cabe aos pais acompanhar o desenvolvimento de seus filhos e identificar quando poderão realizar sozinhos cada atividade, cada pequeno tem a sua realidade e o seu tempo próprio para assimilar cada situação. Confira algumas dicas para ajudar a criança ser mais independente:

• Distribua algumas tarefas simples do dia a dia (recolher os brinquedos ao fim da brincadeira, por exemplo);
• Deixe a criança comer e se vestir sozinha;
• Ensine a criança arrumar a cama ao acordar;
• Incentive a arrumar o material escolar para a próxima aula;
• Crie uma rotina com horários para as tarefas do dia.

São ações que parecem pequenas, mas que geram um ótimo resultado. Crianças que não são estimuladas a ter independência se tornam adultos inseguros e dependentes de outros, pais, amigos, entre outras pessoas.

Aqui no CPR, nós estimulamos nossos pequenos a terem autonomia de suas ações desde os primeiros anos. É muito importante que pais e educadores entendam o processo natural de desenvolvimento de nossas crianças, para que elas se tornem jovens e adultos saudáveis, preparados para os desafios da vida.

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...