Como ajudar seu filho a melhorar a interpretação de texto

A leitura é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento de todos nós, em diferentes idades. Crianças que são estimuladas a essa prática desde os primeiros anos possuem uma chance maior de se tornarem adultos mais comunicativos e bem relacionados na vida profissional e pessoal. O hábito de ler transforma a criança em um indivíduo mais crítico e quanto mais cedo for despertado esse interesse, mais rápido ela vai aprendendo a interpretar melhor o que está lendo.

Ler um texto e ficar em dúvida sobre a mensagem que ele quis passar é algo mais comum do que podemos imaginar. Muitas vezes o aluno lê, relê, e ainda fica confuso sobre o conteúdo que acabou de digerir. Uma boa interpretação de texto é saber compreender o sentido do que foi lido e entender com clareza a mensagem que o autor quis transmitir, uma habilidade que deve ser exercitada e construída dia após dia.

Veja algumas dicas que vão ajudar a melhorar a interpretação de texto do seu filho:
• Reserve um tempo para a prática da leitura diariamente;
• Leia em voz alta e faça perguntas sobre o que foi lido;
• Releia o texto quantas vezes forem necessárias;
• Ensine a criança a consultar um dicionário, (hoje estão disponíveis ótimas versões online);
• Tente compreender os gostos do seu filho (o que mais desperta seu interesse na hora da leitura).

Aqui no CPR, nós acreditamos que a leitura e o bom entendimento dela abre portas para um universo cheio de possibilidades. Educamos com amor e acompanhamos de perto o desenvolvimento de nossos alunos dentro e fora da sala de aula, para que o caminho do conhecimento possa ser trilhado com sucesso.

O prazer por este hábito é algo que deve ser construído com naturalidade para não ser visto com uma imposição dos pais ou do Colégio. E você, já incentivou seu filho a ler hoje?

Confira outros conteúdos...