Como criar o hábito de estudos nas crianças e adolescentes

Não é nenhuma novidade que o hábito dos estudos deve ser cultivado dentro e fora do ambiente escolar, mas a realidade nem sempre é assim. Muitas crianças e adolescentes apresentam dificuldades em se concentrar quando estão em casa e acabam deixando essa prática em segundo plano.

Estudos nos mostram que os hábitos são padrões criados em nosso cérebro e que podem ser substituídos por outros sempre que necessário. Quando esta mudança acontece, novos desejos e decisões podem ser tomadas, e com os estudos não poderia ser diferente. Quanto mais você pratica esse hábito, mais chances tem de desenvolver melhor o aprendizado.

Uma recomendação muito valiosa para incentivar os estudos é criar um ambiente adequado, com uma rotina e horários para ser seguidos. Educadores nos mostram que esse tipo de comportamento ajuda o estudante a memorizar melhor o conteúdo que foi apresentado no Colégio. Ainda estamos em um período de mudanças por conta da pandemia e, nesta situação, as aulas remotas são o caminho para que o aprendizado não pare. O incentivo dos familiares neste momento é fundamental.

Confira algumas dicas para criar esse hábito com seu filho:

• Estipule um horário próprio para os estudos;
• Auxilie, mas deixe que ele assuma a responsabilidade;
• Deixe os métodos de estudo mais dinâmicos (vídeos, livros, pesquisas na web);
• Estimule o interesse pelo estudo e por atividades voltadas à escola;
• Busque ser parceiro do Colégio, existem várias iniciativas que os pais podem colaborar.

Essa nova geração está acostumada a realizar várias tarefas ao mesmo tempo, como por exemplo fazer o dever de casa enquanto assistem TV e conversam com os amigos pelo smartphone. Mas vale lembrar que esse tipo de comportamento não é saudável e a hora dos estudos merece uma atenção especial para que o conteúdo seja assimilado de forma correta, sem distrações.

O CPR sabe que o conhecimento é o bem mais valioso que o aluno pode levar ao longo de sua trajetória, por isso ensinamos nossos alunos, desde os primeiros anos, que é preciso saber conciliar o tempo entre educação e lazer, e que estudar pode ser algo mais prazeroso do que se possa imaginar. Afinal, todos nós gostamos da oportunidade de aprender algo novo, não é mesmo?

Compartilhe essa História

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Podcast

Especial mês da Mulher

No mês, que é todo dedicado às mulheres, nosso podcast traz um bate-papo muito legal sobre diversos assuntos com a professora Ana Paula, da Educação

Contine Lendo »