Como criar o hábito de estudos nas crianças e adolescentes

Não é nenhuma novidade que o hábito dos estudos deve ser cultivado dentro e fora do ambiente escolar, mas a realidade nem sempre é assim. Muitas crianças e adolescentes apresentam dificuldades em se concentrar quando estão em casa e acabam deixando essa prática em segundo plano.

Estudos nos mostram que os hábitos são padrões criados em nosso cérebro e que podem ser substituídos por outros sempre que necessário. Quando esta mudança acontece, novos desejos e decisões podem ser tomadas, e com os estudos não poderia ser diferente. Quanto mais você pratica esse hábito, mais chances tem de desenvolver melhor o aprendizado.

Uma recomendação muito valiosa para incentivar os estudos é criar um ambiente adequado, com uma rotina e horários para ser seguidos. Educadores nos mostram que esse tipo de comportamento ajuda o estudante a memorizar melhor o conteúdo que foi apresentado no Colégio. Ainda estamos em um período de mudanças por conta da pandemia e, nesta situação, as aulas remotas são o caminho para que o aprendizado não pare. O incentivo dos familiares neste momento é fundamental.

Confira algumas dicas para criar esse hábito com seu filho:

• Estipule um horário próprio para os estudos;
• Auxilie, mas deixe que ele assuma a responsabilidade;
• Deixe os métodos de estudo mais dinâmicos (vídeos, livros, pesquisas na web);
• Estimule o interesse pelo estudo e por atividades voltadas à escola;
• Busque ser parceiro do Colégio, existem várias iniciativas que os pais podem colaborar.

Essa nova geração está acostumada a realizar várias tarefas ao mesmo tempo, como por exemplo fazer o dever de casa enquanto assistem TV e conversam com os amigos pelo smartphone. Mas vale lembrar que esse tipo de comportamento não é saudável e a hora dos estudos merece uma atenção especial para que o conteúdo seja assimilado de forma correta, sem distrações.

O CPR sabe que o conhecimento é o bem mais valioso que o aluno pode levar ao longo de sua trajetória, por isso ensinamos nossos alunos, desde os primeiros anos, que é preciso saber conciliar o tempo entre educação e lazer, e que estudar pode ser algo mais prazeroso do que se possa imaginar. Afinal, todos nós gostamos da oportunidade de aprender algo novo, não é mesmo?

Podcast

Especial mês da Mulher

No mês, que é todo dedicado às mulheres, nosso podcast traz um bate-papo muito legal sobre diversos assuntos com a professora Ana Paula, da Educação