Benefícios de estudar robótica no Colégio

Calma, não estamos falando de ficção científica, muito menos de efeitos sonoros e visuais dos filmes badalados de Hollywood. A questão aqui é puramente educação e a forma inegável que a tecnologia e toda a sua importância têm em nosso cotidiano.

O impacto causado pela tecnologia em diversos campos do conhecimento é o que nos permite avançar em uma semana, o que demorávamos décadas anos atrás.

“Com o objetivo de acompanhar esta tendência e proporcionar melhores formas de aprendizado sobre o mundo eletrônico, aliado à grade curricular para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o Colégio Pedro e Rafael investiu em uma parceria com o projeto de robótica Viamaker Education, especializado na integração de novas tecnologias à educação”, cita Pedro Yamada, diretor pedagógico do CPR, ao interagir sobre este assunto para esta publicação.

Ainda citando ações do CPR, lembramos sobre o projeto LEGO Education, que atua com educadores há mais de 30 anos por meio do desenvolvimento e formação de profissionais para o uso de materiais didáticos. Com o uso de materiais como conjuntos de LEGO, IPAD’S com manuais de montagem em 3D e em realidade aumentada, assim como cadernos de projetos, réguas e cartelas de adesivos de programação, os alunos aprendem os conteúdos relacionados aos seus anos escolares com conceitos da robótica. “Essas atividades podem, inclusive, complementar a relação entre familiares e alunos no estudo da matemática e ciências, por exemplo”, reforça Pedro.

Alguns benefícios:

• Senso de coletividade
Aulas e projetos que incentivam a troca de informações entre os alunos, o que favorece a interação social e o desenvolvimento das relações interpessoais.

• Raciocínio lógico
Com os alunos constantemente envolvidos na resolução de problemas, seja na concepção de uma ideia, na montagem das peças ou na programação do robô, existe um forte estímulo ao desenvolvimento cognitivo, o raciocínio lógico e o pensamento crítico.

• Teoria e prática
Ter contato teórico e prático, avaliar os resultados, corrigir falhas e visitar as conquistas. Tudo em um ambiente que favorece a criação, a troca de informações e o desenvolvimento. A aula atrela diversas capacidades e gera um rico aprendizado, com instruções de matemática, noção espacial, informática, entre outros.

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

CPR na Comunidade

Matrícula Solidária CPR 2023

A quarta edição do Matrícula Solidária está ativa no Colégio Pedro e Rafael (CPR). Desde quinta, dia 12 de janeiro, metade do valor de cada matrícula efetivada do Berçário ao 1° do Ensino Médio serão

Continue Lendo »