Autismo entenda a doença neste Abril Azul

No Brasil, existem mais de 2 milhões de pessoas com autismo, deficiência discutida durante este mês de Abril, no intitulado “Abril Azul”. E, um dos pontos de atenção sobre esta condição, é que o autismo costuma se manifestar em crianças com idade entre 2 e 3 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que 1 em cada 160 crianças possuem o distúrbio.

Observar o comportamento das crianças, principalmente na idade em que o autismo costuma se manifestar, é um passo importante para a identificação do transtorno de desenvolvimento neurológico, que só pode ser diagnosticado por profissionais habilitados.

O autismo, também chamado de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), tem como características a dificuldade de interação social, de comunicação e – em alguns casos – a repetição de movimentos, como, por exemplo, balançar o corpo para frente e para trás e a falta de contato visual.
Causas do Autismo

A causa mais provável, de acordo com especialistas, é que o autismo é um distúrbio causado por condição genética. Mas, alguns fatores podem ser destacados entre os que contribuem para as causas, sendo eles: estresse, exposição a substâncias tóxicas, desequilíbrio metabólicos, infecções e complicações durante o período de gravidez.

Tratamento

O autismo não tem cura. Mas, com terapias ocupacionais, psicológica, motora e fonoaudióloga, as condições impostas pela deficiência sofrem melhoras significativas e em muitos casos habilita pacientes para condições de vida com qualidade de comunicação, interação e, até, o trabalho.
Casos de sucesso de autistas

Albert Einstein: Físico alemão, mundialmente conhecido. Acredita-se que possuía a síndrome de Asperger, uma variante do autismo, devido ao seu comportamento retraído quando criança, sua dificuldade em se comunicar e os problemas para se relacionar com as outras pessoas.

Dan Aykroyd: um dos roteiristas e protagonistas da famosa série “Os Caça-fantasmas”. Ele foi diagnosticado com a Síndrome de Tourette, ainda aos 12 anos e com a de Asperger aos 80. De acordo com seus relatos, Aykroyd compartilha duas obsessões com os que possuem Asperger: fantasmas e policiais. Desta obsessão, surgiu a sua inspiração para criar o roteiro da série.
Courtney Love: Love é vocalista do grupo de rock Hole e ficou conhecida por ser a viúva do cantor Kurt Cobain, do Nirvana. Ela foi diagnosticada com autismo aos nove anos de idade por uma psicóloga.

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Dia das mães

Dia das Mães, e agora?

Qual presente comprar? Onde encontrar opções e melhores preços? Qual é mesmo perfume que ela gosta? “Xiii” (sic) que mesmice, hein?! Sim, é isso que

Contine Lendo »