No Brasil, existem mais de 2 milhões de pessoas com autismo, deficiência discutida durante este mês de Abril, no intitulado “Abril Azul”. E, um dos pontos de atenção sobre esta condição, é que o autismo costuma se manifestar em crianças com idade entre 2 e 3 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que 1 em cada 160 crianças possuem o distúrbio.
Observar o comportamento das crianças, principalmente na idade em que o autismo costuma se manifestar, é um passo importante para a identificação do transtorno de desenvolvimento neurológico, que só pode ser diagnosticado por profissionais habilitados.
O autismo, também chamado de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), tem como características a dificuldade de interação social, de comunicação e – em alguns casos – a repetição de movimentos, como, por exemplo, balançar o corpo para frente e para trás e a falta de contato visual.
Causas do Autismo
A causa mais provável, de acordo com especialistas, é que o autismo é um distúrbio causado por condição genética. Mas, alguns fatores podem ser destacados entre os que contribuem para as causas, sendo eles: estresse, exposição a substâncias tóxicas, desequilíbrio metabólicos, infecções e complicações durante o período de gravidez.
Tratamento
O autismo não tem cura. Mas, com terapias ocupacionais, psicológica, motora e fonoaudióloga, as condições impostas pela deficiência sofrem melhoras significativas e em muitos casos habilita pacientes para condições de vida com qualidade de comunicação, interação e, até, o trabalho.
Casos de sucesso de autistas
Albert Einstein: Físico alemão, mundialmente conhecido. Acredita-se que possuía a síndrome de Asperger, uma variante do autismo, devido ao seu comportamento retraído quando criança, sua dificuldade em se comunicar e os problemas para se relacionar com as outras pessoas.
Dan Aykroyd: um dos roteiristas e protagonistas da famosa série “Os Caça-fantasmas”. Ele foi diagnosticado com a Síndrome de Tourette, ainda aos 12 anos e com a de Asperger aos 80. De acordo com seus relatos, Aykroyd compartilha duas obsessões com os que possuem Asperger: fantasmas e policiais. Desta obsessão, surgiu a sua inspiração para criar o roteiro da série.
Courtney Love: Love é vocalista do grupo de rock Hole e ficou conhecida por ser a viúva do cantor Kurt Cobain, do Nirvana. Ela foi diagnosticada com autismo aos nove anos de idade por uma psicóloga.