Os primeiros anos de vida de uma criança trazem a realização de sonhos, alegrias e muitos momentos divertidos, mas além do trabalho e da responsabilidade para cuidar dos pequenos, quando a vida escolar inicia, o aprendizado vira foco e as preocupações em torno deste tema tornam-se latentes.
Ao notar alguma dificuldade sobre o processo de aprendizado deve chamar a atenção dos pais. E a qualquer sinal de dúvida, a recomendação é que um profissional seja consultado. Avaliar a situação com cuidado, respeito e atenção é fundamental para garantir uma investigação adequada.
Mas você sabe o que é um transtorno de aprendizagem? O transtorno de aprendizagem acontece quando um indivíduo apresenta dificuldade para aprender e aplicar atividades acadêmicas por um período de 6 meses ou mais, considerando que ela teve respaldo profissional e orientações dirigidas sobre suas dúvidas durante este processo. O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais define o transtorno de aprendizagem como dificuldades cognitivas no processo de aprendizagem por diferentes meios e formatos.
Tipos de transtorno de aprendizagem
1. Disortografia e disgrafia
Tipo de transtorno ligado à forma de comunicar-se pela escrita. Uma criança pode apresentar adversidades para expressar suas ideias, escrever palavras de forma errada ou produzir um conteúdo incompreensível.
2. Dislexia
Está associada às dificuldades de processamento de conteúdo escrito. A fluidez, velocidade e até a compreensão do texto é comprometida. Com isso, alguns fonemas podem ser trocados, assim como algumas letras na hora de ler ou verbalizar o que foi lido.
3. Discalculia
A discalculia chama atenção da família da e escola quando a criança tem seu senso numérico e a qualidade do raciocínio matemático abaixo do desenvolvimento esperado. Dificuldades de memorização de fatos numéricos, ler horas, analisar gráficos e até a precisão de cálculos são alguns dos pontos a serem observados.