Solidariedade e a formação psicossocial das crianças

Crianças em desenvolvimento possuem mais capacidade de aprendizado e exemplos práticos estabelecem conexões imediatas nesta etapa da vida e da construção do ser social. Sabendo disso, é necessário estimular valores e sentimentos positivos entre os pequenos diariamente.

Um exemplo disso é a solidariedade. Muito se fala sobre o exemplo na formação das crianças e neste sentido, trazê-las para perto de ações deste tipo desperta nelas a vontade de também fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Aqui no Colégio Pedro e Rafael elas são estimuladas a vivenciarem a solidariedade de diferentes formas que vão desde a iniciativa “CPR Na Comunidade”, que arrecada e doa alimentos várias vezes ao ano, além de ações em datas como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, bem como as provas de bolsas de estudos, arrecadação de agasalhos no inverno, a doação anual dos valores de metade das matrículas para o Centro Infantil Boldrini, entre outras.

“Reconhecemos a importância do ensino a partir do exemplo e atrelamos isso a uma cultura aqui do Colégio Pedro e Rafael, que cumpre sua função social junto à comunidade”, explicou o diretor pedagógico do CPR, Pedro Yamada.

Para a americana Diane E. Papalia, que é professora mestre em Desenvolvimento Infantil e Relações Familiares e doutora em Psicologia do Desenvolvimento do Ciclo de Vida, a infância é uma etapa de vida em que tudo o que acontece ao seu redor influencia na formação da identidade.
Ainda conforme uma de suas publicações, isso ocorre de forma mais específica entre os 7 e os 11 anos de idade, que é quando o desenvolvimento cognitivo e psicossocial da criança começa a julgar de forma mais consciente as situações que vivencia a partir de sua própria identidade.

Outra iniciativa de destaque é o programa Escola da Inteligência, idealizado pelo pedagogo Augusto Cury, e que trabalha esse e outros valores em todas as etapas de ensino no Colégio.

Dar às crianças a oportunidade de ajudar o próximo é sempre valioso, tanto para quem recebe auxílio quanto para toda a sociedade. Quer saber mais sobre o nosso Colégio? Entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe essa História

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram
LinkedIn

Confira outros conteúdos...

Dia das mães

Dia das Mães, e agora?

Qual presente comprar? Onde encontrar opções e melhores preços? Qual é mesmo perfume que ela gosta? “Xiii” (sic) que mesmice, hein?! Sim, é isso que

Contine Lendo »