A psicologia positiva é uma das áreas de estudo do comportamento humano que busca entender e ajudar as pessoas a viverem uma vida mais plena, ou seja, com mais saúde física e mental.
A prática é baseada em três pilares que são: as experiências emocionais (vivência de sentimentos bons como a alegria), características individuais (relacionadas ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais) e instituições positivas (prática de atitudes saudáveis para melhorar a qualidade de vida).
Quando associada ao ensino da educação financeira, como no programa Gênio das Finanças, que faz parte da metodologia CPR, a psicologia positiva é uma ferramenta que ajuda na aprendizagem, para o desenvolvimento integral de crianças e jovens. Além de estimular as competências socioemocionais, também leva um olhar mais otimista para os momentos desafiadores que podem surgir durante a vida escola e também nas finanças.
Em sala de aula a psicologia positiva pode ser aplicada de diferentes maneiras para reforçar o diálogo entre os alunos, através de conversas e troca de experiências. E na realização de atividades práticas que engajem os estudantes, com foco no desenvolvimento da autonomia.
“Através de atividades e projetos é possível definir metas com os alunos para que eles entendam o verdadeiro valor das coisas e se esforcem para alcançar seus objetivos”, explica Pedro Yamada, diretor pedagógico do CPR. “A psicologia positiva pode apresentar exemplos que inspiram e geram empatia, tocando o coração dos estudantes”, acrescenta.