O livro didático é o recurso mais utilizado quando o assunto é a educação, essencial na relação ensino-aprendizagem tanto para o professor quanto para o aluno, ele reúne informações que o estudante necessita para desenvolver o conhecimento em todas as etapas de sua formação.
Fonte rica de informações estruturadas e organizadas, fornece uma base sólida de conhecimento e habilidades para diferentes áreas como a leitura, matemática, ciências e humanidades. Apresentando conceitos, fatos e ideias o livro didático oferece para o aluno uma variedade de tópicos e disciplinas, que o ajuda a expandir seus horizontes.
Para os pequenos, o recurso é fundamental no aprendizado da leitura e na alfabetização, pois através de histórias, exercícios e atividades, ajuda no desenvolvimento da compreensão e interpretação de texto, vocabulário e fluência, aspectos essenciais para o domínio da leitura e escrita.
Engana-se quem pensa que o livro didático se limita a transmitir informações, pelo contrário, ele também é um estímulo para a curiosidade e imaginação das crianças e jovens através de suas ilustrações, narrativas envolventes e exemplos do dia a dia.
Também podemos dizer que o livro didático é projetado para desafiar o estudante a pensar criticamente e resolver problemas, o que é fundamental para desenvolvimento das habilidades cognitivas e analíticas.
“O livro didático é uma ferramenta valiosa para a formação do aluno”, diz Pedro Yamada, diretor pedagógico do CPR. “Ao proporcionar uma estrutura de aprendizado organizada e acessível, ele desempenha papel essencial no desenvolvimento educacional de cada aluno”, completa.