A rotina escolar exige um esforço intenso da direção, profissionais de educação, funcionários, pais, alunos e até mesmo da comunidade. Por conta disso, o planejamento é tão importante. Afinal, é ele que determinará as ações que serão realizadas ao longo do ano, ao mesmo tempo em que estabelece metas a serem atingidas, além das obrigações a serem seguidas.
“Aqui no CPR já estamos com o planejamento 2023 pronto. Entendemos a importância deste processo e de todos os envolvidos, para que possamos ter um ano letivo da melhor maneira possível”, comentou Pedro Yamada, diretor pedagógico do CPR.
Pensando na prática pedagógica, podemos destacar na sequência alguns pontos que norteiam e esclarecem a importância do planejamento.
1. Permite revisões
Com o planejamento estabelecido e em consonância com os objetivos, fica mais simples realizar revisões ao longo do ano, remanejar ações ou ajustar o calendário, sem que a instituição ou alunos sejam prejudicados.
2. Compartilhamento
Ao longo das discussões do planejamento, é possível ter troca de experiências entre os profissionais, envolver as lideranças e entender o que realmente será importante para o próximo ano. Esta sintonia, depois, é refletida em resultados positivos.
3. Comunidade
Assim como CPR, que realiza diversas ações sociais ao longo do ano, outros colégios também usam deste momento para definir e aprimorar a relação das escolas com as comunidades. Esta interação tão importante para o desenvolvimento dos alunos é lembrada, discutida e o papel social das instituições definidos. É deste modo que nascem projetos estruturados e com efeitos retornos.
4. Análise
Por fim, ao planejar o ano seguinte é possível avaliar tudo que deu certo e o que não funcionou bem no ano anterior. Corrigir os rumos e ajustar as ações que farão do ano seguinte uma prática de evolução constante.