Dominar a Língua Portuguesa é essencial para a alfabetização e o aprendizado durante toda a vida

O nosso idioma oficial é a Língua Portuguesa e, embora sejamos rodeados por países que falam espanhol, a nossa língua é a 5ª mais falada no mundo e engloba cerca de 280 milhões de pessoas. Além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau, também têm a Língua Portuguesa como idioma oficial.

E não precisamos ser a 1ª no mundo para entender o quanto é importante ter o domínio de nossa língua para a alfabetização – nos primeiros anos escolares – e o aprendizado durante toda o processo de desenvolvimento intelectual que temos ao longo da vida. Dominar a língua vai além da compressão e fala, inclui a escrita, a interpretação e a gramática. Seja para concursos públicos ou para a conclusão de um curso superior, até a uma entrevista de emprego, sem o domínio da língua, haverá dificuldades e quem conhece vai se sobressair.

“O incentivo ao aprendizado deve ser estimulado desde os primeiros anos de vida. E nós, como educadores, temos o dever se deixar clara a importância da Língua Portuguesa em todo o processo de desenvolvimento do aluno, já que o idioma é indispensável para que isso aconteça”, explica o diretor pedagógico do Colégio Pedro e Rafael (CPR), Pedro Yamada.

Para ajudar neste processo, os pais podem começar com leituras de livros infantis para as crianças. Ler para os filhos e ensiná-los também a ler em voz alta, contribui ativamente para que a interpretação e compreensão sejam alcançadas.

Confira outros conteúdos...